Conheça o vencedor do Prêmio PIPA 2017

(Rio de Janeiro, RJ)

Neste sábado, 18 de novembro, anunciamos o vencedor do Prêmio PIPA 2017, escolhido pelo Júri de Premiação 2017, e o artista escolhido pelos visitantes da exposição para receber o PIPA Voto Popular Exposição. O evento foi realizado no MAM-Rio, onde também acontece a Exposição dos Finalistas, em cartaz até o dia 26 de novembro.

A definição do vencedor aconteceu durante a reunião do Júri de Premiação no MAM-Rio, na qual os membros do Júri de Premiação 2017, Luiz Camillo Osorio, Fernando Cocchiarale, Consuelo Bassanesi, Leda Catunda e Marcelo Campos analisaram os portfólios, carta de intenção, obras apresentadas na exposição do Prêmio PIPA e a relevância do prêmio a ser recebido para a trajetória do artista.  A ponderação desses fatores fica sempre a exclusivo critério dos jurados, podendo inclusive variar a cada ano.

Vencedor PIPA

 

A grande vencedora do Prêmio PIPA 2017 foi a artista Bárbara Wagner. A artista receberá uma doação financeira e uma participação de três meses em um programa de residência artística da Residency Unlimited, em Nova York, em 2018. O valor total da doação totaliza R$130 mil. Como vencedora, a artista também doará uma obra para o Instituto PIPA.

Bárbara Wagner nasceu em Brasília em 1980 e vive e trabalha em Recife. Sua prática em fotografia está centrada no ‘corpo popular’ e suas estratégias de subversão e visibilidade entre os campos da cultura pop e da tradição. Desde 2011, trabalha em colaboração com o artista Benjamin de Burca (Munique, 1975), com quem participou do 33º e 35º Panorama de Arte Brasileira (São Paulo, Brasil), da 4ª Bienal do Oceano Índico (La Réunion, França), da 36ª EVA International (Limerick, Irlanda), da 5ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça, da 32ª Bienal de São Paulo (São Paulo, Brasil), do 5º Skulptur Projekte Münster e do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil.  

Assista a uma vídeo-entrevista exclusiva com a artista, produzida pela DoRio Filmes, e confira obras da artista em cartaz na Exposição dos Finalistas do Prêmio PIPA 2017.

Bárbara Wagner expôs trabalhos que repensam duas danças típicas do Carnaval pernambucano, o frevo e o maracatu nação. Realizada em parceria com Benjamin de Burca, “Faz que Vai” mostra, através de um vídeo e quatro fotografias, a combinação de  movimentos do frevo e de danças pop nas performances de quatro bailarinos. Já “A Corte” retrata integrantes de um grupo de maracatu de Recife momentos antes de desfilarem no Carnaval. Fantasiados, eles protagonizam uma alegoria sobre a imutabilidade das relações sociais brasileiras desde os tempos coloniais.

Vencedor PIPA Voto Popular Exposição

 

O paraense Éder Oliveira, que reproduziu em uma das paredes do MAM-Rio um dos painéis monumentais da série “Arquivamento”, foi o artista mais votado pelo público ao longo da exposição dos finalistas do Prêmio PIPA. Éder recebeu 643 votos de um total de 1.807 durante o período de votação entre 23 de setembro e 05 de novembro, e foi declarado o vencedor do PIPA Voto Popular Exposição. O artista receberá uma doação financeira totalizando R$ 24 mil e doará uma obra para o Instituto PIPA.

Éder Oliveira nasceu em Timboteua (Pará), em 1983. Licenciado em Educação Artística, desenvolve sua produção na relação entre os temas retrato, identidade, marginalização e violência na Amazônia, tendo como fonte primária de pesquisa a observação social e as páginas policiais de jornais impressos em Belém. Trabalha em suportes como óleos, intervenções, site-specific e objetos. Suas exposições individuais recentes foram “Pintura – ou a Fotografia como Violência” (Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte, 2017; Kunsthalle Lingen, Alemanha, 2016), “Você é a Seta” (Periscópio, Belo Horizonte, 2016) e “Páginas Vermelhas” (Blau Projects, São Paulo, 2015). 

Assista a uma vídeo entrevista exclusiva com o artista, produzida pela DoRio Filmes, e confira suas obras em cartaz na Exposição dos Finalistas do Prêmio PIPA 2017.

Além do painel desenvolvido no MAM-Rio, Éder apresentou três pequenos trabalhos da mesma série, retratando indivíduos apontados como criminosos pelos jornais populares de Belém do Pará.

A equipe do Instituto PIPA  gostaria de parabenizar e agradecer os demais finalistas da oitava edição do Prêmio PIPA, Antonio Obá e Carla Guagliardi, pelos trabalhos apresentados durante a exposição do Prêmio PIPA. Em breve apresentaremos um vídeo do anúncio durante o evento no MAM-Rio.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA