(Rio de Janeiro, RJ)
A partir desta quinta, 16 de novembro, o Espaço Itaú de Cinema recebe por uma semana a 9ª Semana Festival de Cinema. A mostra, que até o ano passado se chamava Semana dos realizadores, é voltada para a exibição e discussão da produção brasileira contemporânea de curta, média e longa metragem e reúne este ano 56 produções de vários estados brasileiros.
Além do novo nome, o festival conta ainda com uma outra novidade: um dia inteiro de programação gratuita na abertura. Organizada em quatro mostras, a principal delas sendo a mostra competitiva, a Semana traz ainda pelo segundo ano consecutivo uma sessão dedicada à produção brasileira de filmes de artistas contemporâneos. Sob o título de “Não acredito em nenhum Deus que não saiba dançar”, a sessão apresenta filmes de artistas como Virgínia de Medeiros, vencedora do Prêmio PIPA 2015, Luiz Roque, Pedro França e Cristiano Lenhardt. A finalista do Prêmio PIPA 2017 Bárbara Wagner também está na sessão com o trabalho “Faz que Vai”, realizado em parceria com o artista alemão Benjamin de Burca, que está em exposição no MAM-Rio até 26 de novembro. “Neste momento em que o Brasil passa por uma de suas piores crises ética, moral, social e identitária, foi-nos inevitável buscar aqueles filmes que confrontam os nossos pesadelos presentes e passados com uma promessa de alegria”, afirma a curadora da sessão Patrícia Mourão. “Os artistas aqui apresentados habitam e ocupam um mundo destroçado e assombrado por todas as violências passadas e ainda cotidianas, oferecendo em troca aquilo que podem diante da impotência: corpos, dança, delírio – pequenas comunhões para resistir à aniquilação”, completa.
Jonathas de Andrade, finalista do Prêmio PIPA 2011, e Marcellvs L. participam da mostra competitiva ao lado de 15 outros filmes, selecionados a partir de uma curadoria criteriosa e que propõe diálogos e reflexões com o momento político do país. Para isso, além dos filmes, a programação conta ainda com debates que, este ano, trazem para o centro da discussão a relação entre cinema e ativismo e a questão de raça e classe dentro da produção cinematográfica.”Enquanto o país está em convulsão, aturdido pelos golpes que se sucedem, o cinema pulsa forte”, declara Daniel Queiroz, programador da Semana.
9ª Semana Festival de Cinema, de 16 a 22 de novembro
Espaço Itaú de Cinema
Praia de Botafogo, 316 – Botafogo
T: (21) 2559-8750