Karina Dias, "(a)cordada", 2014

“Tempo paisagem” apresenta panorama dos 20 anos de produção de Karina Dias

(Brasília, DF)

Convidando os visitantes a mergulhar na experiência do um tempo contemplativo, espesso, dilatado, muito diferente daquele experimentado no dia a dia das grandes cidades, a exposição “Tempo paisagem”, em cartaz na Caixa Cultural Brasília, lida com as espessuras de tempo através da observação e inserção na paisagem. Com curadoria de Cristiana Tejo, membro do Comitê de Indicação em 2014, a exposição faz um recorte da obra de Karina Dias ao longo de 20 anos de produção.

Ao propor que o público mergulhe nessas densidades do tempo, Karina convoca uma atenção e concentração que exigem distanciamento do tempo instantâneo e vertiginoso das redes sociais e meios digitais.

Interessada na relação e envolvimento do corpo com a paisagem, a artista capta e constrói paisagens a partir de vídeos e fotografia que, não raro, levam horas e dias para serem feitas, revelando um processo de produção que também mergulha num tempo alongado. “Os trabalhos de Karina Dias resultam de um envolvimento total com a paisagem, seja como observadora ou como caminhante”, afirma Cristiana Tejo. A curadora ressalta ainda o aspecto político nos trabalhos da artista. “Seu trabalho ‘Fronteira’, por exemplo, assinala a fragilidade das demarcações nacionais: em três passos deixamos para trás um país e adentramos outro, sendo esta operação aparentemente simples de muitas implicações. Quantos não morrem ao tentar cruzar uma linha divisória entre o México e os Estados Unidos, por exemplo? Apesar de imensamente poéticos, os trabalhos de Karina carregam também estes dados geopolíticos”.

“Tempo Paisagem”, individual de Karina Dias
Curadoria de Cristiana Tejo
Em cartaz de 03 de outubro até 17 de dezembro de 2017

Caixa Cultural Brasília 
SBS, quadra 4, lotes 3/4 – Asa Sul
Funcionamento: ter – dom, 9h às 21h
T: (61) 3206-6456



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA