(São Paulo, SP)
A segunda edição do circuito de arte Art Weekend São Paulo começa em novembro, reunindo este ano 54 galerias. Promovido pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), o evento busca aproximar galerias paulistanas a galerias de outras cidades e integrar o público à arte através de programações especiais nas galerias ao longo de dois dias.
Propondo um intercâmbio entre galerias, o evento realiza o projeto “Galerias recebem galerias”, onde galerias de São Paulo abrem suas portas para o acervo de galerias de outros estados. A Galeria Vermelho recebe a coletiva “Ocupação Silvia Cintra + Box4”, que abre amanhã, 17 de outubro. A exposição reúne uma seleção de obras de cinco artistas representados pela Silvia Cintra + Box4: Nelson Leirner, Renata Har, Omar Salomão e os indicados ao Prêmio PIPA, Laercio Redondo, finalista em 2013, e Maria Klabin, indicada em 2012.
Também integrando o projeto, a Blau Projects apresenta “Partilhas, presenças, projetos” em parceria com a galeria carioca Portas Vilaseca Galeria. Com curadoria de Mario Gioia, a exposição busca aproximações entre os artistas das duas galerias, ambas voltadas para jovens artistas que trabalham linguagens diversas. Estabelecendo diálogos em pares, Gioia aproxima, por exemplo, Andrey Zignnatto e Daniel Murgel, indicado ao Prêmio PIPA 2011, que abordam a questão do espaço e têm trabalhos escultóricos. Dois artistas têm espaços exclusivos na exposição: Ayrson Heráclito, indicado ao Prêmio PIPA 2012, 2015 e 2016 e Cela Luz.
Além das exposições, entre os dias 11 e 12 de novembro, as galerias paulistanas participantes da Art Weekend 2017 promovem conversas com artistas e curadores, lançamentos de livros e visitas guiadas.