(São Paulo, SP)
A quarta individual de Cadu, vencedor do Prêmio PIPA 2013, na Galeria Vermelho abre amanhã, 17 de outubro, e recebe o título de “Mamihlapinatapai”, palavra de origem indígena do povo Yagan. “Mamihlapinatapai” descreve um sentimento complexo: um olhar compartilhado entre duas pessoas que se entendem e concordam com algo não falado.
A ideia da troca de olhares como comunicação e o silêncio como algo significativo e expressivo é um dos pontos de partida da individual de Cadu. Essa dinâmica se estabelece na própria relação do artista com a galeria. Representado pela Vermelho há dez anos, Cadu expressa essa cumplicidade com a galeria, por exemplo, em um dos trabalhos da exposição, “Negative Tap Dance” (“Sapateado Negativo”). Na instalação, o artista utilizou a própria equipe da Vermelho como objeto de pesquisa e construiu um território onde todos os componentes da equipe se igualam, através de um processo de escavação do chão que parelha as alturas de todos os funcionários. Para Cadu, essa equiparação é fundamental para criar relações de horizontalidade.
A exposição é atravessada ainda pela teoria pré-socrática da matéria, apresentado trabalhos que fazem referência ao fogo, ar, água e terra, esse último representado por “Negative Tap Dance”. A criação de sistemas e máquinas é um procedimento constante na produção de Cadu, além da pesquisa sobre a relação entre o homem e a paisagem/natureza. Em “Mamihlapinatapai”, o artista apresenta “Windline”, onde concebeu uma estrutura que sistematiza leituras do comportamento do vento em forma de desenhos. “Windline Mar del Plata”, trabalho que representa o ar, investiga 24 horas do comportamento do vento na cidade da costa da Argentina. “Oásis”, representante da água, utiliza um sistema de mangueiras e coadores para produzir desenhos de matriz geométrica a partir do gotejamento de uma solução de água salinizada sobre papel e barras de ferro. Representando o fogo, “Tulpa” é uma estrutura em forma de octógono formado por incensos.
“Mamihlapinatapai”, individual de Cadu
Em cartaz de 17 de outubro a 11 de novembro de 2017
Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350 – Higienópolis
Funcionamento: ter – sex, 10h às 19h; sáb, 11h às 17h
T: (11) 3138-1520