(São Paulo, SP)
A Pinacoteca abriu no último sábado a exposição “Ensaio de tração”, dedicada a trabalhos em vídeo de artistas brasileiros. Incorporada ao acervo da Instituição em 2015, a obra “Da janela do meu quarto”, de Cao Guimarães, foi o ponto de partida da exposição, que reúne também trabalhos de Cinthia Marcelle e Tiago Mata Machado, Janaina Wagner, Marcellvs L. e Wagner Morales.
Os trabalhos apresentados dos seis artistas têm em comum a exploração dos limites da linguagem cinematográfica, gerando uma ambiguidade entre o documental e a ficção. Através de diferentes recursos de câmera, montagem e som, os filmes mostram narrativas que oscilam entre a encenação e o registro, embaralhando a percepção do espectador. “Os trabalhos na exposição criam imagens potentes de resistência e resiliência em dimensão física, política e mental e eles colocam os espectadores numa situação simultaneamente de voyeur e de cúmplice”, explica Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca e membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2012.
“Ensaio de tração”, coletiva com Cao Guimarães, Cinthia Marcelle e Tiago Mata Machado, Janaina Wagner, Marcellvs L. e Wagner Morales
Curadoria de Jochen Volz
Em cartaz de 21 de outubro até 17 de dezembro de 2017
Pinacoteca
Lg. General Osório, 66
Funcionamento:
T: (11) 3335-4990