(São Paulo, SP)
Indicada ao PIPA em 2010 e 2017, Regina Parra é, além de artista, crítica e curadora. Ela é a responsável por “Respirar sem oxigênio”, que começou na Galeria Millan nesta terça-feira, 10 de outubro. A exposição, que investiga o corpo como meio de criação, justapõe obras de 12 artistas da nova geração com trabalhos de outros 12 artistas renomados, metade deles indicada ao Prêmio: Ana Mazzei, Afonso Tostes, Caetano Dias, Fancy, Lenora de Barros e Tatiana Blass, vencedora em 2011.
A seleção de obras atravessa os anos 1970 até 2017 e inclui vídeos, esculturas, objetos, pinturas e desenhos que percorrem as distintas deformações sofridas pelo corpo contemporâneo. Regina antecipa, no entanto, que tais deformações não são o resultado de tortura, mas do esgotamento o que o nosso corpo enfrenta hoje. “É condição própria do corpo ser afetado pelas forças do mundo. Deleuze insiste que um corpo nunca deixa de ser submetido a encontros e confrontos: com a luz, com o oxigênio, com os alimentos, com os sons etc. Um corpo é, segundo ele, sempre ‘encontro com outros corpos’”, explica. Esse esgotamento, no entanto, é só o ponto de partida para a investigação da curadora. Para ela, a grande questão é como transformar essa grande fadiga em potência. “Como respirar sem oxigênio?”, questiona, repetindo o título da mostra.
No mesmo dia, a Millan inaugura, em seu Anexo, “Miss Natural e outras pinturas”. A segunda individual de Ana Prata (indicada ao Prêmio PIPA pela primeira vez este ano) no espaço reúne cerca de vinte pinturas à óleo cujos temas variam entre figuras humanas, formas geométricas, paisagens e pinturas abstratas. Combinadas à “Miss Natural” do título , formam uma espécie de narrativa não-linear que transita (às vezes em um mesmo quadro) entre o humor, a interioridade e o espírito crítico.
Confira algumas das obras apresentadas nas duas exposições:
“Respirar sem oxigênio”, coletiva com Ana Mazzei, Afonso Tostes, Artur Barrio, Bruno Levorin, Caetano Dias, Claudio Bueno, Fancy, Gui Mohallem, Haroldo Saboia, Heloisa Franco, Julia Gallo & Max Huszar, Jannis Kounellis, Julia Ayerbe, Laura Davina, Lenora de Barros, Leticia Parente, Malka Borenstein, Nelson Felix, Patrícia Araujo, Regina José Galindo, Tatiana Blass, Thany Sanches e Tunga
Curadoria de Regina Parra
Em cartaz de 10 de outubro a 08 de novembro
“Miss Natural e outras pinturas”, individual de Ana Prata
Em cartaz de 10 de outubro a 08 de novembro de 2017
Galeria Millan
Rua Fradique Coutinho, 1360 (Anexo: 1416) – Vila Madalena
T: (11) 3031 60 07
Funcionamento: ter–sex, 10h às 19h; sáb, 11h às 18h
galeria@galeriamillan.com.br