Luiza Baldan, "A uma casa de distância da minha"

As múltiplas leituras da paisagem pelo olhar de cinco artistas

(Rio de Janeiro, RJ)

Cinco artistas, incluindo a finalista do Prêmio PIPA 2016 Luiza Baldan e Regina de Paula, lançam um olhar sobre a paisagem na exposição “Vista parcial”, que abre na próxima terça, 07 de novembro, na Galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea. Através da exploração do espaço urbano e natural, os cinco artistas abordam diferentes aspectos da paisagem, ressignificando ou ampliando sua leitura por meio da fotografia.

Luiza Baldan apresenta parte da série fotográfica “A uma casa de distância da minha”. A série é fruto de uma viagem que a artista vez pelo litoral de Portugal a em busca de resquícios do estilo arquitetônico chamado “português suave”. Aqui, Luiza concentra seu olhar nos vazios, numa memória arquitetônica que evoca também uma memória política e estéticas de outros tempos. De Portugal para o Brasil, Regina de Paula apresenta quatro fotografias que abordam questões relacionadas à colonização e à catequese e as ressonâncias desses processos ainda hoje.

Apesar de investigações diferentes acerca da paisagem, Julio Villani e Jaqueline Vojta têm a cidade do Rio de Janeiro como objeto de estudo. Já Maria Baigur, artista convidada, apresenta partes das séries “Dramas ordinários” e “Serenus”. As fotografias são como um diário, anotações da vida urbana, onde se revelam pluralidades, delicadezas, dramas, traumas e fetiches da vida contemporânea.

“Vista parcial”, coletiva com Jaqueline Vojta, Julio Villani, Luiza Baldan, Maria Baigur e Regina de Paula
Em cartaz de 07 de novembro até 07 de dezembro de 2017

Galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea
Rua João Borges, 86 – Gávea
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h; sáb, 15h às 19h
T: (21) 2294-4305
galeria@mercedesviegas.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA