(São Paulo, SP)
O artista indicado ao Prêmio PIPA 2013 Daniel Acosta desenvolveu uma instalação site specific para o Octógono da Pinacoteca de São Paulo. Em “Rotorama – sistema de giroreciprocidade”, a obra é uma plataforma de madeira que funciona quase como um tapete sobre o qual o visitante pode deitar, sentar ou ficar em pé.
A plataforma redonda gira muito lentamente ao redor do próprio eixo. Algumas letras estão desenhadas metade no piso que gira, metade no piso fixo. Quando a plataforma se movimenta, as letras se quebram ao meio para formar outras frases e outras possibilidades visuais e poéticas. São cerca de dez minutos até que a estrutura dê uma volta completa, velocidade tão lenta que pode causar no visitante a impressão de estar parado.
Diante da verticalidade do espaço e considerando que o trabalho parece ser um piso de madeira sem nenhuma especificidade, a obra quase se perde. Sem qualquer atrativo, além da possibilidade de “subir” na obra, a atenção se volta toda para o público. “São os visitantes que conferem volume ao trabalho. A proposta do Daniel não é criar uma peça para ser colocada no Octógono, mas um dispositivo para que o próprio público seja protagonista do trabalho. Além disso, há a surpresa, para quem olha de cima, de uma espécie de poema visual que se forma a partir de grafismos na plataforma”, explica Valéria Piccoli, curadora da mostra e curadora-chefe da Pinacoteca.
“Rotorama – sistema de giroreciprocidade”, individual de Daniel Acosta
Curadoria de Valéria Piccoli
Em cartaz de 16 de setembro de 2017 até 05 de fevereiro de 2018
Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 02
Funcionamento: qua – seg, 10h às 17h30
T: (11) 3324-1000
pinacotecasp@pinacoteca.org.br