(São Paulo, SP)
A arte é uma potente ferramenta de compreensão do mundo, refletindo algumas das questões políticas, sociais e estéticas latentes de um período. O “Panorama de Arte Brasileira”, realizado a cada dois anos no MAM SP, chega este ano a sua 35º edição, trazendo uma leitura do estado atual da arte – e da política – no país. Nesta edição, a curadoria da exposição é de Luiz Camillo Osorio, curador do Instituto PIPA, que tem como ponto de partida um dos textos seminais de Hélio Oiticica, “Esquema Geral da Nova Objetividade“.
A coletiva reúne o trabalho de 19 artistas e grupos de todo o Brasil e extrapola o campo das artes visuais, incluindo nomes da arquitetura, cinema e dança. “A ideia é alargar o campo das artes visuais, incorporando outras manifestações, justamente para explicitar como essa divisão de gêneros artísticos, no momento em que o Hélio Oiticica escrevia, já era limitante, e hoje em dia parece de fato superada”, comenta Camillo.
Entre os indicados, estão oito artistas já indicados ao Prêmio PIPA: Ricardo Basbaum, Beto Shwafaty, Dora Longo Bahia, Lourival Cuquinha, José Rufino, Romy Pocztaruk, além da finalista ao Prêmio deste ano Bárbara Wagner e o vencedor do Prêmio em 2013 Cadu. Também estão na exposição nomes menos conhecidos do circuito das artes como o Coletivo Mão na Lata, do Complexo da Maré (RJ) e IbãHuniKuin, do povo indígena HuniKuin, do Acre. “Não queremos contar suas histórias no lugar deles, com um olhar externo, mas queremos que os grupos étnicos considerados minorias estejam contemplados na mostra e possam falar por si”, explica Camillo.
Abordando questões como a participação do espectador com a obra, a tomada de posição política, ética e social e a tendência para proposições coletivas, a mostra reverbera discussões levantadas no texto de Hélio Oiticica que são pertinentes ainda hoje, revelando a atualidade do pensamento de Oiticica. Sem se fechar num diagnóstico definitivo, a exposição se propõe a debater essas questões cruciais para a reflexão sobre a arte e a cultura e identidade brasileira.
35º Panorama da Arte Brasileira, coletiva com Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, Beto Shwafaty, Cadu, Coletivo Mão na Lata e Tatiana Altberg , Dora Longo Bahia, Fernanda Gomes, IbãHuniKuin – Isaías Sales, João Modé, Jorge Mario Jáuregui, José Rufino, Karin Aïnouz e Marcelo Gomes, Leandro Nerefuh, Lourival Cuquinha e Clarisse Hoffmann, Marcelo Evelin, Marcelo Silveira, Ricardo Basbaum, Romy Pocztaruk, RUA Coletivo e Wagner Schwartz.
Curadoria de Luiz Camillo Osorio
Em cartaz de 26 de setembro até 17 de dezembro de 2017
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP)
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Parque Ibirapuera
Funcionamento: ter – dom, 10h às 18h
T: (11) 5085-1300
atendimento@mam.org.br