(São Paulo, SP)
Obras raras, como dois mapas do século XVII, dividem o espaço expositivo com obras contemporâneas de artistas como Berna Reale, finalista do Prêmio PIPA 2013, Éder Oliveira, finalista do PIPA deste ano e Paulo Nazareth, vencedor do PIPA 2016. Sob a curadoria de Paulo Herkenhoff, “Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos” está em cartaz na Oca, no Parque Ibirapuera, até este domingo, 13 de agosto, e traz cerca de oitocentas obras de um acervo de 15 mil peças pertencentes ao Banco Itaú.
A exposição, que comemora os 30 anos de atividade do Itaú Cultural, ocupa os quatro pisos do edifício. Cada andar apresenta núcleos temáticos a serem percorridos que, num conjunto, contam a história do acervo e da construção do Brasil, sem, no entanto, estabelecer uma sequência cronológica. No subsolo, o visitante encontra trabalhos do núcleo “Da numismática à cibernética”; no térreo, “São Paulo” e “De memória e matéria”; no primeiro andar, “Expressão e racionalidade” e no segundo, “Uma invenção simbólica do Brasil: África e barroco”.
Segundo Herkenhoff, curador-chefe, “não precisa ser um iniciado para percorrer a mostra. Traga você, é o que basta para formar um olhar. Cada um vai organizar o seu percurso com sua capacidade de absorção”
“Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos”, coletiva com Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Vik Muniz, Caio Reisewitz, Matheus Rocha Pitta, Sandra Cinto, Tatiana Blass, Cao Guimaraes, Éder Oliveira, Eder Santos, Ivan Grilo, Odires Mlaszho, Rodrigo Braga, Virginia de Medeiros, José Bechara, Lucia Koch, Raul Mourão, Arjan Martins, Paulo Nazareth, Tony Camargo, Cinthia Marcelle, Berna Reale, Jaime Lauriano, Ayrson Heráclito, Éder Oliveira e outros
Em cartaz de 25/05 até 13/08
Oca
Av. Pedro Álvares Cabral, 50 – Parque Ibirapuera
Funcionamento: ter – dom, 9h às 17h
T: (11) 5082-1777