Lenora de Barros, Homenagem a George Segal, 1984. Videoperformance.

“Retroperformance” traz materiais raros e inéditos da produção artística dos anos 80

(Rio de Janeiro, RJ)

“Retroperformance”, exposição em curso na Caixa Cultural RJ até a primeira semana de outubro, abarca a produção artística da década de 1980 de alguns dos nomes mais representativos da performance do eixo Rio-São Paulo. A mostra traz materiais de arquivo raros e inéditos com os trabalhos de artistas como Lenora de Barros, indicada ao Prêmio PIPA 2010 e membro do Comitê de Indicação em 2012 e 2016, Guto Lacaz, indicado ao Prêmio PIPA 2016 e Ricardo Basbaum, indicado ao PIPA 2011, que desenvolveu muitos trabalhos de performance e vídeo com Alexandre Dacosta na “Dupla Especializada”.

Com cinco curadores diferentes, “Retroperformance” reúne vídeos, fotografias, filipetas, jornais, cartazes, cadernos, croquis e storyboards dos trabalhos. A programação também inclui uma oficina no dia 23 de setembro (sábado), às 14h, voltada para artistas e interessados na linguagem da performance.  

“Retroperformance”, exposição coletiva com Lenora de Barros, Aimberê Cesar, Renato Cohen, Otávio Donasci, Guto Lacaz, Alex Hamburger e Márcia X (dupla), Lucila Meirelles e José Roberto Aguilar (dupla), Ricardo Basbaum e Alexandre Dacosta (dupla) e Mário Ramiro, Rafael França e Hudnilson Jr (coletivo 3NÓS3).
Curadoria de Grasiele Sousa, Lucio Agra, Joanna Barros e Samira Br, do grupo Brasil Performance
Em cartaz de 06 de agosto até 08 de outubro

Caixa Cultural RJ
Av. Almirante Barroso, 25 – Centro
Funcionamento: ter – dom, 10h às 19h
T:(21) 3980-3815
caixaculturalriodejaneiro@caixa.gov.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA