Gustavo Speridião, 1/3 do tríptico “Oposição”, da série “Uma Epopéia Fotográfica”, 2013, fotografia digital, 60×80 cm (cada)

#DiaInternacionaldaFotografia | Conheça 8 artistas contemporâneos que trabalham com fotografia

“Deus criou o homem à sua imagem e a máquina construída pelo homem não pode fixar a imagem de Deus”, bradava um artigo do jornal alemão Leipziger Stadtanzeiger em 1839. “É impossível que Deus tenha abandonado seus princípios e permitido a um francês dar ao mundo uma invenção do Diabo”. A “invenção do diabo” em questão, criada há exatos 178 anos, em 19 de agosto de 1839, era o daguerreótipo, espécie de avô da fotografia.

Quase dois séculos e muitas críticas depois (na mesma época, o escritor Baudelaire chegou a falar que o meio não passava de “refúgio de pintores frustrados”), a fotografia mostrou que veio para ficar, estabelecendo-se como um dos meios de maior impacto da cultura contemporânea. E o dia da “invenção do diabo” virou motivo de comemoração: hoje, 19 de agosto, é o Dia Internacional da Fotografia.

Para participar, à sua maneira, da festa, o Prêmio PIPA reuniu em uma galeria obras de alguns de seus vencedores e finalistas que trabalham com o suporte. Não só “fixando a imagem de Deus”, como também criando novos e outros mundos, eles evidenciam como a arte da fotografia pode contribuir para pensar e transformar a realidade.

Clique nas miniaturas para aumentá-las. Para conhecer mais sobre os trabalhos e trajetórias dos artistas selecionados, basta clicar no link com o nome do artista na legenda da imagem.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA