Roberto Winter, exposição "Default"

A contradição na tecnologia e na comunicação em “Default”, individual de Roberto Winter

(São Paulo, SP)

Num contexto de crise – política, econômica, social, afetiva e simbólica –, fica cada vez mais evidente que os modelos padrões de existência parecem ao mesmo tempo inescapáveis e fadados ao fracasso e frustração. “Default”, palavra usada tanto para descrever uma opção padrão ou pré-selecionada quanto a falta de cumprimento de um compromisso, é o nome da individual de Roberto Winter, indicado ao Prêmio PIPA 2012, 2013 e 2014, na Mendes Woods DM.

O termo “default”  é muito usado em contextos ligados ao universo digital e econômico (referente ao não pagamento de um empréstimo, muito usado durante o último meltdown do mundo financeiro em 2008). A exposição de Winter faz menção a ambos contextos, reunindo trabalhos que, de alguma maneira, descrevem a vivência contraditória na contemporaneidade, que parece ao mesmo tempo oferecer mais liberdade e mais coerção e controle.  Fazendo referência a símbolos máximos da comunicação, como a Apple e redes sociais, como Facebook e Instagram, “Default” toca em questões como a performatividade nas redes sociais e a obsessão em estar conectado. Um exemplo dessa contradição gerada pelo avanço tecnológico são os drones, uma máquina para vigilância, videografia, lazer e guerra, tudo ao mesmo tempo.

O trabalho central da exposição, “A role play”, é um documentário ficcional que investiga os vídeos feitos por um brasileiro que diz ter matado o presidente dos Estados Unidos. O trabalho lida com questões como a inteligibilidade dos atuais modos hegemônicos de comunicação e aquisição de informação, seus vícios, deficiências e distorções inerentes, ao mesmo tempo que os confrontam com eventos políticos atuais, modos de ação e seus horizontes.

“Default”, individual de Roberto Winter 
Em cartaz de 12 de agosto até 16 de setembro de 2017

Mendes Woods DM
Rua da Consolação, 3368
Funcionamento: seg – sáb, 10h às 19h
T: (11) 3081-1735
info@mendeswooddm.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA