(Rio de Janeiro, RJ)
Integrante do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA em 2015, Vanda Klabin foi a responsável por curar a primeira individual do filho do consagrado escultor Amilcar de Castro, Rodrigo de Castro. A exposição abre nesta terça-feira, 09 de maio, na Um Galeria, e apresenta mais um capítulo da pesquisa sobre cores e espaço que o artista desenvolve desde o início da carreira. “São diálogos com as áreas de cor, com a proporcionalidade delas”, explica Castro.
De acordo com Vanda, as quinze pinturas inéditas que constituem a individual têm influências diversas, de Mondrian a Matisse, de Mark Rothko a Monet e Van Gogh. Mais próximo da realidade brasileira contemporânea, também Amilcar de Castro, pai do artista, representou um grande modelo para o filho. Ao final, a mistura de tantas e tão variadas referências resultou em uma linguagem própria. “Pintura é uma atividade solitária. Com o tempo, você vai deixando de lado as influências e descobrindo um caminho próprio”, reflete Castro.
Nas pinturas, predominam formas geométricas, cores primárias (vermelho, azul, e amarelo) e linhas finas. Elementos simples – mas, segundo Castro, fundamentais para a construção de sua obra. Seu processo de trabalho é longo. “Uso tinta a óleo, que demora para secar, então é um trabalho lento. Além disso, antes de pintar, há uma fase de estudo das cores, que não saem direto do tubo de tinta. O azul, por exemplo, misturo muito até chegar na tonalidade que quero, assim como o amarelo”, revela.
Embora esta seja a primeira individual de Rodrigo de Castro no Rio de Janeiro, o mineiro já tem mais de três décadas de trajetória artística. Um trabalho que vem, consistentemente, explorando as relações entre cores, desequilíbrios, harmonias e estruturas não complementares. “Ele investiga a relação fluida dos campos cromáticos, contrapõe ritmos e problematiza o espaço interno aliado a um rigoroso jogo de derivações geométricas”, sintetiza a curadora Vanda Klabin.
Veja abaixo alguns dos quadros presentes na individual de Rodrigo de Castro:
“Rodrigo de Castro”, individual de Rodrigo de Castro
Curadoria de Vanda Klabin
Em cartaz de 10 de maio a 24 de junho de 2017
Abertura: Terça-feira, 09 de maio, às 18h
Um Galeria
Rua Garcia D’Avila, 196 – Ipanema
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h; sáb, 11h às 15h
T: (21) 3085-3000
www.umgaleria.com.br