Filho de Amilcar de Castro, Rodrigo de Castro abre primeira individual no Rio de Janeiro

(Rio de Janeiro, RJ)

Integrante do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA em 2015, Vanda Klabin foi a responsável por curar a primeira individual do filho do consagrado escultor Amilcar de Castro, Rodrigo de Castro. A exposição abre nesta terça-feira, 09 de maio, na Um Galeria, e apresenta mais um capítulo da pesquisa sobre cores e espaço que o artista desenvolve desde o início da carreira. “São diálogos com as áreas de cor, com a proporcionalidade delas”, explica Castro.

De acordo com Vanda, as quinze pinturas inéditas que constituem a individual têm influências diversas, de Mondrian a Matisse, de Mark Rothko a Monet e Van Gogh. Mais próximo da realidade brasileira contemporânea, também Amilcar de Castro, pai do artista, representou um grande modelo para o filho. Ao final, a mistura de tantas e tão variadas referências resultou em uma linguagem própria. “Pintura é uma atividade solitária. Com o tempo, você vai deixando de lado as influências e descobrindo um caminho próprio”, reflete Castro.

Nas pinturas, predominam formas geométricas, cores primárias (vermelho, azul, e amarelo) e linhas finas. Elementos simples – mas, segundo Castro, fundamentais para a construção de sua obra. Seu processo de trabalho é longo. “Uso tinta a óleo, que demora para secar, então é um trabalho lento. Além disso, antes de pintar, há uma fase de estudo das cores, que não saem direto do tubo de tinta. O azul, por exemplo, misturo muito até chegar na tonalidade que quero, assim como o amarelo”, revela.

Embora esta seja a primeira individual de Rodrigo de Castro no Rio de Janeiro, o mineiro já tem mais de três décadas de trajetória artística. Um trabalho que vem, consistentemente, explorando as relações entre cores, desequilíbrios, harmonias e estruturas não complementares. “Ele investiga a relação fluida dos campos cromáticos, contrapõe ritmos e problematiza o espaço interno aliado a um rigoroso jogo de derivações geométricas”, sintetiza a curadora Vanda Klabin.

Veja abaixo alguns dos quadros presentes na individual de Rodrigo de Castro:

“Rodrigo de Castro”, individual de Rodrigo de Castro
Curadoria de Vanda Klabin
Em cartaz de 10 de maio a 24 de junho de 2017
Abertura: Terça-feira, 09 de maio, às 18h

Um Galeria
Rua Garcia D’Avila, 196 – Ipanema
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h; sáb, 11h às 15h
T: (21) 3085-3000
www.umgaleria.com.br  



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA