Conversa marca encerramento de “Solo”, individual de Thiago Honório

(São Paulo, SP)

O próximo sábado, 29 de abril, é o último dia de “Solo”, de Thiago Honório. Para marcar a ocasião, a Galeria Luisa Strina realiza um bate-papo entre o artista, indicado à primeira edição do Prêmio PIPA, e a curadora (e também integrante do Comitê do Prêmio PIPA em 2012 e 2013) Ana Paula Cohen.

Primeira do mineiro na galeria, a exposição apresenta apenas uma obra: uma cabeça de imagem de roca do século XVIII equilibrada sobre uma pirâmide de pau-a-pique. Segundo o artista, a roca, que também dá título ao trabalho, é um elemento tradicional das procissões, consistindo “numa estrutura de madeira articulável que dá a ver apenas a cabeça, mãos ou braços e, às vezes, os pés da peça esculpida, envolta em indumentária e adereços que a caracterizam conforme seus usos litúrgicos”.

Fincada na terra – que é aqui representada pela construção de pau-a-pique, também conhecida como taipa de mão, taipa de sopapo ou taipa de sebe e uma das mais recorrentes na chamada “arquitetura da terra” –, o trabalho busca problematizar as noções de solo, ao mesmo tempo o chão, superfície construída para se pisar; a nação, país ou região (em solo brasileiro, solo fértil); e só, solitário, termo que, no mundo das artes, também é empregado para descrever exposições individuais.

Confira algumas vistas da exposição, em cartaz na Galeria Luisa Strina:

Encerramento de “Solo”, de Thiago Honório + Conversa entre o artista e Ana Paula Cohen
Sábado, 19 de abril, às 11h

Galeria Luisa Strina
Rua Padre João Manuel, 755 – Cerqueira César
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h; sáb, 10h às 17h
T: (11) 3088–2471
info@galerialuisastrina.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA