(São Paulo, SP)
“É de ensaio que se trata esta exposição”, escreve o curador Ricardo Sardenberg sobre “A Gentil Carioca Jaqueline Martins”. A coletiva, que une obras de artistas de ambas as galerias – 16 deles já indicados ao Prêmio PIPA – a partir de amanhã, 08 de abril, na paulista Jaqueline Martins, questiona os discursos e meios de apresentação que normalmente se esperam de uma exposição artística.
Na coletiva, que apresenta nomes como a vencedora do Prêmio PIPA 2010 Renata Lucas, Sardenberg discute o que exatamente constitui o “valor real de uma exposição”. Opondo-se aos valores de coerência e consistência (histórica e/ou retórica) que costumam balizar esse julgamento, ele defende, ao invés disso, “o que acontece de imprevisível quando poéticas diferentes se sobrepõem num espaço e tempo determinados”.
“As obras aqui expostas devem ser vistas como entidades múltiplas com um status ontológico e a capacidade para ação que varia de acordo o posicionamento que ocupam em relação as outras. Nada disso passa de um exercício sobre as possibilidades de expor e dispor as ‘obras de arte’”, conclui o curador.
Confira abaixo algumas vistas de “A Gentil Carioca Jaqueline Martins”:
“A Gentil Carioca Jaqueline Martins”, 3nós3, Adriano Amaral, Ana Mazzei, Arjan Martins, Bill Lundberg, Cabelo, Charbel-joseph H. Boutros, Daniel de Paula, Débora Bolsoni, Guga Ferraz, Hudinilson Jr., Ícaro Lira, Jarbas Lopes, João Modé, José Bento, Lais Myrrha, Laura Lima, Lydia Okumura, Maria Laet, Maria Nepomuceno, Martha Araújo, OPAVIVARÁ!, Paulo Paes, Renata Lucas, Ricardo Basbaum, Rodrigo Torres, Stuart Brisley, Thiago Rocha Pitta, Viola Yesiltaç, Vivian Caccuri
Curadoria de Ricardo Sardenberg
Parceria entre as galerias A Gentil Carioca e Jaqueline Martins
Em cartaz de 08 de abril a 13 de maio de 2017
Abertura: Sábado, 08 de abril, 12h às 17h
Galeria Jaqueline Martins
R. Dr. Cesário Mota Júnior, 443 – Vila Buarque
Funcionamento: ter – sex, 10h às 19h; sáb, 12h às 17h
T: (11) 2628-1943
contato@galeriajaquelinemartins.com.br