Guilherme Gutman ministra curso sobre o “estranho” no Parque Lage

(Rio de Janeiro, RJ)

O conceito freudiano de “estranho” foi delineado pela primeira vez em 1919, com a publicação de O Estranho (no original, Das Unheimliche). Caracterizado como um “efeito de inquietude” gerado a partir de atração e repulsa simultâneas a um objeto, foi não na psicanálise, mas no campo da estética que o termo ganhou reverberação: muitos artistas e pensadores trataram de vasculhar a incidência da experiência em seus processos de criação.

O tema guia o curso que Guilherme Gutman, psicanalista, psiquiatra e crítico de arte – além de eventual colaborador do site do Prêmio PIPA, ele foi membro do Comitê de Indicação do ano passado –  inaugura hoje na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage com aula aberta às 19h30: “O estranho – notícias de um outro lugar”. Propondo-se a analisar obras de arte, exposições-chave e teóricos específicos junto aos alunos, Gutman busca explorar como a ideia de “estranho” pode atravessar o pensamento curatorial.

O curso, que custa R$380,00 por mês, será ministrado às segundas-feiras, de 19h30 às 21h30, de 06 de março até 26 de junho.

“O estranho – notícias de um outro lugar”, curso ministrado por Guilherme Gutman
Investimento: R$380/mês
De 06 de março a 26 de junho
Segundas-feiras, de 19h30 às 21h30
Aula aberta: Segunda-feira, 06 de março, às 19h30

EAV Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
T: (21) 2234-4088
cursos.eavparquelage@gmail.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA