(Brasília, DF)
Vencedor do PIPA Online Popular 2014, Diego de Santos inaugura sua mais nova individual amanhã, 15 de fevereiro, na Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural Funarte Brasília. A exposição, curada por Yana Tamayo, é oriunda do projeto “Poema 193”, ganhador do Atos Visuais Funarte Brasília na categoria de Prêmio de Arte Contemporânea em 2015. “Todos os elementos, suas simbologias e conexões já eram, de certa forma, recorrentes na minha produção”, conta de Santos.
De todos os elementos, é o fogo que ganha protagonismo em “Poema 193”. Seja quando ateado a uma coleção de conchas, como nos vídeos, ou posto em contato com o papel, no caso dos desenhos, o elemento é utilizado para representar poeticamente os incêndios criminosos em favelas e moradias precárias – daí o “193” do título, que se refere ao número de telefone dos bombeiros.
Além do fogo, de Santos ainda adicionou ainda outros elementos “incontroláveis” à produção das obras da individual, expondo, por exemplo, os desenhos à água da chuva ou a insetos. “Sujeitar os trabalhos a situações promovidas pelo entorno faz de “Poema 193” um irrecusável convite à realização conjunta: eu e os efeitos do espaço ao redor”, reflete o artista.
Confira abaixo algumas das obras em exposição em “Poema 193”:
- Diego de Santos
- Diego de Santos
- Diego de Santos
“Poema 193”, individual de Diego de Santos
Curadoria de Yana Tamayo
Em cartaz de 16 de fevereiro a 02 de abril de 2017
Abertura: Quarta-feira, 15 de fevereiro, às 19h
Galeria Fayga Ostrower – Complexo Cultural Funarte Brasília
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a torre de TV e o Centro de Convenções)
Funcionamento: ter – dom, 10h às 21h
T: (61) 3322-2076 / 3322-2029
www.funarte.gov.br