(Rio de Janeiro, RJ)
“Esta exposição é como um livro. Seus textos foram perdidos. Mas suas ilustrações sobreviveram”. É assim que Bruno Vilela, artista pernambucano indicado ao Prêmio PIPA em 2010, resume sua exposição mais recente, “O livro de São Sebastião”. A mostra, que estreou em dezembro do ano passado e continua em cartaz até o começo de março, reúne 15 pinturas do artista na galeria Anita Schwartz.
As obras dão sequência à pesquisa do artista sobre arquétipos e mitologias. Dessa vez, o assunto é o universo judaico-cristão: os trabalhos, cujos suportes variam entre óleo sobre tela e papel, são pontuados por personagens religiosos (além de São Sebastião, que intitula a mostra, aparecem também reinterpretações das figuras de Moisés, Adão, Eva, entre outros) e referências infindáveis a obras canônicas sobre o tema, como o poema “Paraíso perdido”, de John Milton, e a pintura de Da Vinci “A Virgem dos Rochedos”.
A própria exposição, organizada em cinco capítulos, também pode ser entendida como uma narrativa literária. Um universo familiar para Vilela que, no ano passado, lançou seu primeiro livro de ficção: “A sala verde”, produzido em uma residência artística, inclui pinturas e montagens feitas pelo artista e estará à venda na galeria.
“O livro de São Sebastião”, de Bruno Vilela
Em cartaz de 15 de dezembro de 2016 a 04 de março de 2017
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30 – Gávea
T: (21) 2274-3873/ 2540-6446
Funcionamento: seg – sex, 10h às 20h; sáb, 12h às 18h
galeria@anitaschwartz.com.br