(Rio de Janeiro, RJ)
Pouco depois da inauguração Museu de Arte do Rio (MAR), Paulo Herkenhoff, primeiro diretor cultural do espaço, idealizava uma exposição dedicada a explorar as fronteiras entre normalidade e loucura. Hoje, mais de dois anos depois, a mostra finalmente tem início. Curada por Tania Rivera, “Lugares do delírio” mescla trabalhos realizados no circuito artístico tradicional com aqueles produzidos em instituições psiquiátricas, tendo como princípio a ideia de que o delírio não só não é exclusivo ao sofrimento psíquico, como talvez seja condição sine qua non à produção da arte.
São cerca de 150 obras na exposição, de autoria de artistas consagrados, como Leonilson, José Bechara e Lygia Clark; de artistas contemporâneos, como o finalista ao PIPA do ano passado Gustavo Speridião e Laura Lima; e de pacientes de instituições como a Casa Verde e o Grupo Arte e Cuidado, entre outros. Afinal, como escreve Rivera no texto curatorial, se “os lugares do delírio são muitos e variados”, a arte talvez “seja o campo no qual o delírio mais se põe em jogo – e nunca se esgota”.
No ano passado, o Prêmio PIPA convidou a artista Martha Pires Ferreira, coordenadora de artes plásticas na Casa das Palmeiras, um dos espaços criados por Nise de Silveira para aplicar a arte no contexto de reabilitação de pacientes psiquiátricos, para conversar com Luiz Camillo Osorio e Cadu sobre o fazer artístico. Reveja aqui a conversa, que lembra, assim como “Lugares do delírio”, que há muito menos fronteiras entre a loucura e a arte do que a princípio se supõe.
“Lugares do delírio”, coletiva com Ana Linnemann, Anamaria Fernandes e Michel Charron, Anna Maria Maiolino, Arlindo Oliveira, Arthur Bispo do Rosário, Ateliê Gaia – Museu Bispo do Rosário, Bernardo Damasceno, Carla Guagliardi e Stela do Patrocínio, Carlos Bevilacqua, Casa Verde e André Abu-Merhy, Cia. Teatral Ueinzz e Pedro França, Cildo Meireles, Cláudio Paiva, Clóvis, Dias & Riedweg, Dora Garcia, Dudu Mafra, Fernand Deligny, Fernando Diniz, Fernando Lima, Geraldo Lúcio Aragão, Gina Ferreira, Gustavo Speridião, Grupo Arte e Cuidado, Jessica Gogan e Daniel Leão, João Jordão da Silva, José Bechara, Laura Lima, Leonilson, Livia Flores, Luis Guides, Luiz Carlos Marques, Lula Wanderley, Lygia Clark, Marc Pataut, Marcelo Masagão e Andrea Menezes, Mathilde Monnier, Maurício Flandeiro, Miriam Chnaiderman, Natália Leite, Raphael Domingues e Ricardo Alves Júnior
Curadoria de Tania Rivera
Em cartaz de 07 de fevereiro a 16 de outubro de 2017
Museu de Arte do Rio (MAR)
Praça Mauá, 5 – Centro
Funcionamento: seg—dom, 10h às 18h
T: (21) 3031-2741