Últimos dias | “Projeto Piauí”, no espaço Jacaranda

(Rio de Janeiro, RJ)

Foram 12 dias de carro do interior do Piauí até o Delta da Parnaíba. O objetivo? Entender melhor o estado no extremo Norte do país, tão distante do eixo Rio-São Paulo de onde vêm os artistas. Essa é a síntese da exposição “Projeto Piauí”, que fica em cartaz no Jacaranda, na Villa Aymoré, apenas até o sábado, 22 de janeiro. Apresentando obras de Alexandre CanonicoBruno Dunley, Isabel Diegues, Luis BarbieriMarina Rheingantz (finalista do PIPA 2015), Mauro Restiffe Paloma Bosquê, o projeto mostra como a empreitada impactou a vivência artística de cada um dos participantes.

As fotografias, esculturas, desenhos, pinturas e áudios nascidos a partir da peregrinação ecoam, de acordo com o texto de apresentação, “a desautomatização do olhar de cada viajante”. Se algumas das obras foram produzidas ainda durante a viagem, incluindo ou não objetos achados pelo caminho, outras são fruto de um trabalho posterior no ateliê. Unânimes, porém, parecem ser as sensações que o lugar despertou nos artistas: “o silêncio da região inóspita, a observação do céu, a riqueza da vegetação da caatinga, a luz do sertão, as imensidões planas, a diversidade das formações rochosas, a natureza seca e árida que um dia foi abundante de rios, além do tempo alargado que as pinturas rupestres pré-históricas evidenciam.” As pinturas rupestres, aliás, junto da geografia idiossincrática do local, foram fundamentais na escolha do estado para o desenvolvimento do projeto.

O “Projeto Piauí” diz não ter a ambição de apresentar ao público uma conclusão, qualquer que seja, sobre a região. Pretende, ao invés disso, compartilhar a experiência vivida. Uma experiência de convivência com o outro, deslocamento e meditação que, afirmam os artistas, não se deu apenas durante a estadia no Piauí, “mas também na concepção e montagem da apresentação pública de seu processo”.

“Projeto Piauí”, com Alexandre CanonicoBruno Dunley, Isabel Diegues, Luis BarbieriMarina Rheingantz, Mauro Restiffe Paloma Bosquê
Em cartaz de 26 de novembro de 2016 até 22 de janeiro de 2017

Jacaranda, na Villa Aymoré
Ladeira da Glória nº26, Casa 1
Funcionamento: qua – dom, 13h às 18h
T: (21) 2509-6962



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA