(São Paulo, SP)
Vai só até este sábado, 14 de janeiro, a exposição “Imagem-movimento”, na Zipper Galeria do ano. Curada por Nathalia Lavigne, a coletiva exibe obras de Ana Vitória Mussi, André Penteado, Felipe Russo, Graciela Sacco, Iris Helena, Katia Maciel, Patricia Gouvêa e Ricardo van Steenos, além dos indicados ao Prêmio PIPA Felipe Cama e João Castilho, e tem como eixo central a ideia do movimento e deslocamento na imagem estática, opondo-se à definição de Henri Cartier-Bresson da fotografia como um “instante decisivo”.
Entre os trabalhos, destacam-se as stills de Ana Vitória Mussi, que congela frames de imagens televisivas e, depois, intervém sobre eles. Ana Vitória é uma das primeiras artistas brasileiras a trabalhar com a “fotografia expandida”, corrente que entende a arte fotográfica para além do processo de captura tradicional (câmera-realidade).
Indicado ao Prêmio PIPA em 2015, Felipe Cama é outro adepto da “fotografia expandida”. No trabalho que expõe na mostra, contudo, ele trabalha a ideia de deslocamento não enquanto suporte, mas tema: “Sul x North” põe lado a lado reproduções de pinturas que retratam a paisagem carioca em 1872 e 1873, de autoria da inglesa Marianne North, e fotos dos mesmos locais hoje garimpadas nas redes sociais.
Veja, na galeria abaixo, reproduções de alguns dos trabalhos exibidos na mostra:
“Imagem-Movimento”, com Ana Vitória Mussi, André Penteado, Felipe Cama, Felipe Russo, Graciela Sacco, Iris Helena, João Castilho, Katia Maciel, Patricia Gouvêa e Ricardo van Steenos
Curadoria de Nathalia Lavigne
Em cartaz de 29 de novembro de 2016 a 14 de janeiro de 2017
Zipper Galeria
Rua Estados Unidos, 1494
T: (11) 4306-4306
Funcionamento: seg—sex, 10h às 19h; sáb 11h às 17h
www.zippergaleria.com.br