“Desmedidas” inventa uma nova paisagem

(Rio de Janeiro, RJ)

A invenção de uma nova paisagem. É esse o mote de “Desmedidas”, exposição concebida especialmente para a Galeria BNDES que abre para o público nesta quarta-feira, 14 de dezembro. Com curadoria de Felipe Scovino e obras inéditas de Amalia Giacomini, Artur Lescher e o indicado ao Prêmio PIPA em 2010 Eduardo Coimbra, “Desmedidas” foi inspirada na falta de conexão do espaço expositivo em relação ao seu entorno.

des_2

Localizada no interior do prédio do BNDES do Rio de Janeiro, um marco da arquitetura carioca construído em 1985, a galeria outrora deslocada torna-se então palco de “obras que buscam mensurar o infinito”. “Os três artistas criaram para a Galeria BNDES a ideia de uma paisagem inventada – ou a aparição de um lugar”, explica o curador Felipe Scovino. “De alguma forma, como arquitetos sem precisão, eles trazem uma paisagem desmedida para dentro do cubo branco, o espaço sagrado da galeria.”

Arquitetos sem precisão. O termo talvez seja ideal para descrever o trabalho dos três artistas da exposição, que também pode ser vista de cima, do mezanino. Amalia, que apresenta “Paisagem elástica”, é originalmente graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Já Lescher, filósofo de formação, é conhecido por trabalhos centrados na tensão entre as proporções do espaço e do objeto. Por fim, o percurso de Coimbra, que aqui apresenta “Superficiel”, é pontuado por sua relação com a arquitetura. Em uma entrevista ao Prêmio PIPA em 2010, ele sintetizou esse elo: “Meu trabalho se relaciona com espaço de maneira ampla, muitas vezes até forçando esses limites entre interior e exterior dos espaços institucionais da arte, mas o meu interesse mesmo é provocar as pessoas no espaço físico em que elas atuam, em que elas vivem”.

Assista à entrevista de Eduardo Coimbra, um dos artistas de “Desmedidas”, ao Prêmio PIPA 2010:

“Desmedidas”, com Amalia Giacomini, Artur Lescher e Eduardo Coimbra
Curadoria de Felipe Scovino

Em cartaz de 14 de dezembro de 2016 a 03 de fevereiro de 2017
Visitas guiadas de segunda a sexta às 12h30, e quartas e quintas às 18h15
Abertura (para convidados): terça-feira, 13 de dezembro, às 18h

Espaço Cultural BNDES
Av. República do Chile, 100 – Centro
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h
T: 0800 702 6337



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA