(Rio de Janeiro, RJ)
A invenção de uma nova paisagem. É esse o mote de “Desmedidas”, exposição concebida especialmente para a Galeria BNDES que abre para o público nesta quarta-feira, 14 de dezembro. Com curadoria de Felipe Scovino e obras inéditas de Amalia Giacomini, Artur Lescher e o indicado ao Prêmio PIPA em 2010 Eduardo Coimbra, “Desmedidas” foi inspirada na falta de conexão do espaço expositivo em relação ao seu entorno.
Localizada no interior do prédio do BNDES do Rio de Janeiro, um marco da arquitetura carioca construído em 1985, a galeria outrora deslocada torna-se então palco de “obras que buscam mensurar o infinito”. “Os três artistas criaram para a Galeria BNDES a ideia de uma paisagem inventada – ou a aparição de um lugar”, explica o curador Felipe Scovino. “De alguma forma, como arquitetos sem precisão, eles trazem uma paisagem desmedida para dentro do cubo branco, o espaço sagrado da galeria.”
Arquitetos sem precisão. O termo talvez seja ideal para descrever o trabalho dos três artistas da exposição, que também pode ser vista de cima, do mezanino. Amalia, que apresenta “Paisagem elástica”, é originalmente graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Já Lescher, filósofo de formação, é conhecido por trabalhos centrados na tensão entre as proporções do espaço e do objeto. Por fim, o percurso de Coimbra, que aqui apresenta “Superficiel”, é pontuado por sua relação com a arquitetura. Em uma entrevista ao Prêmio PIPA em 2010, ele sintetizou esse elo: “Meu trabalho se relaciona com espaço de maneira ampla, muitas vezes até forçando esses limites entre interior e exterior dos espaços institucionais da arte, mas o meu interesse mesmo é provocar as pessoas no espaço físico em que elas atuam, em que elas vivem”.
Assista à entrevista de Eduardo Coimbra, um dos artistas de “Desmedidas”, ao Prêmio PIPA 2010:
“Desmedidas”, com Amalia Giacomini, Artur Lescher e Eduardo Coimbra
Curadoria de Felipe Scovino
Em cartaz de 14 de dezembro de 2016 a 03 de fevereiro de 2017
Visitas guiadas de segunda a sexta às 12h30, e quartas e quintas às 18h15
Abertura (para convidados): terça-feira, 13 de dezembro, às 18h
Espaço Cultural BNDES
Av. República do Chile, 100 – Centro
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h
T: 0800 702 6337