Antonia Dias Leite explora a impermanência em “Eterno Retorno”

(Rio de Janeiro, RJ)

Pertence ao filósofo pré-socrático Heráclito a máxima de que “ninguém se banha duas vezes em um mesmo rio” – a cada novo mergulho, tanto o indivíduo que mergulha quanto a água que corre já teriam se transformado. A fotógrafa Antonia Dias Leite, indicada ao Prêmio PIPA em 2012, parece concordar. Sua mais nova individual, “Eterno Retorno”, que estreia no Paço Imperial neste sábado, 17 de dezembro, explora justamente o movimento infinito da impermanência, onde, segundo o jornalista Fabiano Post, “real e o surreal se tocam, num constante processo de criação, destruição e renovação”.

antonia-dias-leite

A série, formada por dez fotografias e uma instalação, tem design de exposição de Ana Luisa Dias Leite e ocupa o recém-inaugurado Terreirinho. As fotografias funcionam como uma espécie de prólogo ao universo da mostra, preparando o visitante para sua entrada na “caverna” onde a videoinstalação, se encontra. A experiência de imersão ganhou uma trilha sonora assinada pela própria artista, que explica: “Esta série é uma pesquisa visual que fala sobre a relação entre o etéreo e o material. A construção narrativa do trabalho é inspirada em mecanismos de sonhos, onde imagens se conectam de forma fluida através da livre associação”.

No mesmo dia, outras quatro individuais também estreiam no Paço: “Pintura”, de Marina Saleme; “…de propriedades quase musicais, no espaço em que se movem os viventes”, de Ana Muglia; “Passagens//Transferências”, de Alexandre Sá; e “Pequenas Gravidades”, de Daisy Xavier. Daisy, aliás, foi indicada à primeira edição do Prêmio PIPA, em 2010, e apresenta no museu uma retrospectiva dos últimos 15 anos de sua carreira com mais de setenta obras, entre esculturas, desenhos, pinturas e fotografias.

Veja algumas das fotografias de Antonia Dias Leite presentes na individual “Eterno Retorno”:

“Eterno Retorno”, de Antonia Dias Leite
Em cartaz de 18 de dezembro de 2016 a 19 de fevereiro de 2017
Abertura: Sábado, 17 de dezembro, de 15h às 18h

Paço Imperial
Praça XV, 48 – Centro
T: (21) 2215-2093/5231
Funcionamento: ter – dom, 12h às 19h.
Entrada franca.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA