Artistas de 8 nacionalidades refletem sobre o duplo em “Hallstatt”

(São Paulo, SP)

Que os chineses têm a prática de copiar monumentos ocidentais históricos em seu território é fato sabido. Em Hangzhou, na província de Zhejiang, por exemplo, é possível se deparar com uma Torre Eiffel; a Tower Bridge londrina foi recriada em Suzhou, no oeste do país. Nem mesmo o arquiteto Le Corbusier saiu ileso: em Zhengzhou, uma cópia da capela Ronchamp (onde funcionava uma churrascaria) teve de ser destruída depois do acionamento da fundação que cuida dos interesses do ícone modernista.

Em 2012, no entanto, descobriu-se que uma cidade inteira foi recriada na província de Guangdom. A cidade em questão era Hallstatt, vilarejo austríaco secular que dá nome à coletiva que estreia hoje, 09 de dezembro, no Galpão da Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel. Curada por Maria do Carmo M. P. de Pontes e Kiki Mazzucchelli – membro do Comitê de Indicação do PIPA 2016 –, ela convida artistas de oito diferentes nacionalidades para discutir o significado da repetição de signos, imagens e formas no contexto contemporâneo. Uma discussão urgente em um mundo em que a verdade é cada vez mais difícil de ser identificada.

Os treze participantes da mostra trabalham, então, com a ideia de dualidade, seja a partir de uma perspectiva formal, da simetria, ou metafórica, em que o duplo é interpretado como um “estado alterado de percepção, cópia, reciclagem ou índice de realidades paralelas”. Qual é a cópia, e qual é o original? “Hallstatt” pode ter ou não a resposta.

Assista aqui à entrevista de Kiki Mazzuccheli, curadora de “Hallstatt”, ao Prêmio PIPA 2016.

 

“Hallstatt”, com Alexandre da Cunha, Amie Siegel, Candice Lin, Caragh Thuring, Daniel Sinsel, Iman Issa, Joshua Sex, Manoela Medeiros, Mauro Restiffe, Nuno Ramos, Oliver Laric, Tamara Henderson e Tobias Hoffknecht

Curadoria por Maria do Carmo M. P. de Pontes e Kiki Mazzucchelli
Em cartaz de 10 de dezembro de 2016 a 10 de fevereiro de 2017
Abertura: Sexta-feira, 09 de dezembro, de 20h às 22h

Galpão
Rua James Holland, 71
T: (11) 3032-7066
Funcionamento: ter – sex, 10h às 19h; sáb, de 10h às 18h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA