Inscrições abertas para curso com Luiza Baldan, finalista do Prêmio PIPA 2016

(Rio de Janeiro, RJ)

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage abre, no dia 17 de outubro, o curso “Exercício de Observação da Baía de Guanabara”, com Luiza Baldan – finalista do PIPA 2016 – e convidados.

Horário

17/10 às 9h na EAV (área da piscina)
O grupo sairá junto para a Praça XV (barca para Cocotá de 11:30)

Os demais encontros da primeira semana serão direto na estação das barcas da Praça XV de acordo com o horário das barcas e do combinado entre o grupo. O horário estimado de retorno é 17:00. Os horários da segunda semana serão definidos pelo grupo de acordo com as apresentações propostas.

Programa

17/10 – Cocotá com Jonas Arrabal – Artista. É mestre em Artes Visuais pela Uerj, realizou exposições individuais no Rio e em Curitiba e participou e de coletivas como X Bienal do Mercosul (2015) e Trienal de Artes de Sorocaba (2014). Em 2015 publicou “Transição e Queda”(com Eduardo Montelli e Mayra Redin).

18/10 – Niterói/APA Guapimirim com Bruna Medeiros – Bióloga, educadora ambiental, atuou em projetos de pesquisa e conservação de mamíferos aquáticos e aves marinhas. Atualmente se dedica e participa da coordenação das operações dos ecobarcos de coleta de resíduos na Baía da Guanabara. e Marisa Mello – Historiadora e produtora cultural. Desde dezembro de 2013, realiza o pós-doutoramento no Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCult), na UFF, onde atua como professora, orientadora e pesquisadora, atualmente estudando práticas de leitura em bibliotecas no Rio de Janeiro. Trabalha na criação, elaboração, planejamento, coordenação e gestão de projetos culturais e educativos; produção na área de artes plásticas. Atua também como coordenadora e produtora editorial de publicações, como livros e catálogos, desde 2008.

19/10 – Paquetá com Yan Braz – Graduando em Sociologia na UFF. Ex-aluno da EAV Parque Lage. Ganhou o segundo lugar no I Prêmio Reynaldo Roels Jr. e menção honrosa no Prêmio Tatuagem Urbana, ambos em 2015. Participou das exposições coletivas “Morro”, no Morro da Conceição, “Ao amor do público”, no Museu de Arte do Rio e “Agora somos mais de mil”, no Parque Lage.

20/10 – Charitas com Gabriela Mureb – artista visual. É doutoranda em Linguagens Visuais pelo PPGAV/UFRJ e atua como professora do curso de Artes Visuais/Escultura da UFRJ. Participou da exposição coletiva Quando o Tempo Aperta, premiada pelo Prêmio Marcantonio Vilaça 2015. Foi uma das artistas selecionadas pelo Programa Rumos Artes Visuais 2011-2013 e pelo 65º Salão de Abril em 2014.

Sobre Luiza Baldan:
Artista. Doutoranda em Linguagens Visuais na UFRJ, Mestre pela mesma universidade e Bacharel em Artes Visuais pela Florida International University (2002), com formação complementar na EAV Parque Lage. Desde 2002 participa de diversas exposições individuais e coletivas, tanto no Brasil como no exterior, além de ter recebido prêmios como a Bolsa/residência no CRAC Valparaiso (Rumos Artes Visuais Itaú Cultural 2011-2013), XI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (Funarte) e Brown & Marion Whatley Scholarship. Em 2016 é finalista do Prêmio Pipa e publica o livro “Derivadores”, com o artista Jonas Arrabal, a partir de uma pesquisa desenvolvida na Baía de Guanabara.

“Exercício de Observação da Baía de Guanabara”, curso com Luiza Baldan, Jonas Arrabal, Bruna Medeiros, Yan Braz e Gabriela Mureb.
De 17 a 20 de outubro

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico
eav@eavparquelage.rj.gov.br
T: 21 2334-4088



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA