“Ações Artísticas e Ocupação” exibe documentário e organiza debate

(São Paulo, SP)

A Residência Artística apresenta “Ações Artísticas e Ocupação: perspectiva histórica e outros agenciamentos” com o artista Daniel Lima, Carmen Silva Ferreira, – uma das líderes do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), Rafael Presto do Coletivo de Galochas e os residentes Jaime Lauriano e Raphael Escobar.

Ações artísticas e ocupação: perspectiva histórica e outros agenciamentos

Exibição do documentário “Zumbi Somos Nós” do coletivo paulistano de pesquisa e ação artística Frente 3 de Fevereiro, seguida de conversa com Daniel Lima, Carmen Silva Ferreira, Rafael Presto e Residência Artística Cambridge. O evento integra as atividades públicas realizadas na Ocupação Hotel Cambridge como parte da programação desenvolvida no período de residência dos artistas Jaime Lauriano e Raphael Escobar.

_________________________________

Zumbi Somos Nós – O Documentário

14 de julho de 2005. Final da Taça Libertadores da América. São Paulo e Atlético Paranaense jogam a final que decidirá o melhor time de futebol das Américas. No estádio lotado, 75.000 pessoas assistem o jogo. Em suas casas milhões de espectadores olham a tela da TV. No meio da transmissão uma bandeira gigante começa a ser aberta pela torcida, uma frase se revela trazendo um estranhamento ao espetáculo televisivo: BRASIL NEGRO SALVE.

Através desta ação enigmática – que segue numa série de três diferentes bandeiras – se apresenta o documentário do coletivo paulistano de pesquisa e ação artística, Frente 3 de Fevereiro. A partir desta e de outras estratégias de intervenção, o documentário ZUMBI SOMOS NÓS aborda a construção e destruição das questões raciais no Brasil, inscrevendo na vida cotidiana novas formas de olhar, pensar e agir.

Zumbi Somos Nós, um documentário que apresenta os que procuram converter a violência em uma forma de resistência simbólica em prol da coletividade, reinventando as formas de covivência da nossa prática social.

“Ações artísticas e ocupação: perspectiva histórica e outros agenciamentos”, com Daniel Lima, Carmen Silva Ferreira, Rafael Presto, Jaime Lauriano e Raphael Escobar
08 de outubro, às 15h

Ocupação do MSTC – Antigo Hotel Cambridge
Av. Nove de Julho, 216, Centro
cambridge.residência@gmail.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA