Lucas Arruda e Rafael Vogt Maia Rosa no “Debates da arte contemporânea”

(São Paulo, SP)

A MAC USP Cidade Universitária recebe, no dia 29 de agosto, o artista Lucas Arruda e o crítico de arte, Rafael Vogt Maia Rosa, para o “Debates da arte contemporânea”.

Debates da arte contemporânea é um projeto desenvolvido por alunos do Departamento de Artes Plásticas da USP que prevê a organização de uma programação contínua de mesas de debate com artistas, críticos, historiadores e pesquisadores de arte. O objetivo é a criação de um espaço de discussão sistemática e rigorosa sobre a produção recente na arte contemporânea. Trata-se de uma iniciativa de intervenção que não se restringe apenas aos departamentos de artes da USP, mas que se lança ao próprio debate sobre arte na Universidade e no meio cultural mais amplo da cidade de São Paulo, ainda bastante carentes de ambientes de discussão crítica sobre arte contemporânea.
Os encontros acontecem mensalmente no auditório do Espaço Integrado das Artes (antigo MAC-Cidade Universitária).

*

Para este terceiro debate foram convidados Lucas Arruda, artista plástico, e Rafael Vogt Maia Rosa, crítico de arte e dramaturgo. A conversa abordará alguns dos trabalhos do artista, com especial enfoque à sua exposição “Deserto – Modelo”, na Galeria Mendes Wood até 21/09. A mediação será de Rodrigo Arruda, aluno de graduação do Departamento de Artes Plásticas da USP.
Recomenda-se a visita à exposição de Lucas Arruda na Galeria Mendes Wood, assim como a leitura do texto de Rafael Vogt Maia Rosa, disponível nessa exposição.

*

Lucas Arruda (1983) é formado em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina. Das exposições individuais, destacam-se: “Deserto-Modelo”, i-20 Gallery (Nova York, EUA, 2011) e “Lucas Arruda”, Mendes Wood (São Paulo, SP, 2009). E das exposições coletivas, destacam-se: “Os Primeiros 10 Anos”, Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, SP, 2011), “Temporada de Projetos”, Paço das Artes (São Paulo, SP, 2011), “Vistas a a perder de vista”, Galeria Penteado (Campinas, SP, 2010), “De Passagem”, Mendes Wood (São Paulo, SP, 2009) e “Energias na Arte”, Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, SP, 2008). Vive e trabalha em São Paulo.

Rafael Vogt Maia Rosa é crítico de arte e dramaturgo. Mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, ministra cursos livres de arte desde 2001. É autor, entre outros, dos ensaios O Silêncio Implícito em Noite, de Harold Pinter (Magma, 2012), O Texto em Delay (Ars), da peça Banhistas (SESC) e do roteiro Enquanto Estiver Aqui (TPA). Foi mentor no 2011 Yale Playwrights Festival e coordenador de Pesquisa e Mediação no Centro Universitário Maria Antonia USP. Em 2013 viaja aos EUA para realizar um pós-doutorado na Yale University. Vive e trabalha em São Paulo.

*

Haverá transmissão ao vivo via IPTV-USP (iptv.usp.br) e posterior divulgação da gravação do debate.

“Debates da arte contemporânea: Lucas Arruda e Rafael Vogt Maia Rosa”, com Lucas Arruda e Rafael Vogt Maia Rosa.
29 de agosto das 19h às 21h

MAC USP Cidade Universitária
Rua da Praça do Relógio, 160, 05508-050 São Paulo
Funcionamento: Terça a domingo das 10 às 18 horas
T: (11) 3091-3039



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA