(São Paulo, SP)
A Luciana Brito Galeria apresenta, do dia 03 de setembro até 28 de outubro, “Aterro”, a exposição individual de Caio Reisewitz. A mostra tem curadoria de Guilherme Wisnik.
A abertura da primeira individual de Caio Reisewitz (São Paulo, 1967) no novo espaço da Luciana Brito Galeria, “Aterro”, acontece em 03 de setembro de 2016 (sábado). Com curadoria de Guilherme Wisnik, a mostra é composta por oito fotografias inéditas realizadas no Aterro do Flamengo, um dos mais famosos projetos paisagísticos de Burle Marx localizado no Rio de Janeiro.
O Aterro de Caio Reisewitz é uma paisagem onírica, vista como que em estado de sono, ou vigília, em que a noite e dia se confundem. As imagens, todas noturnas, ganham tons fantasiosos devido à iluminação artificial do Aterro, estabelecendo um diálogo com as primeiras fotografias a cor produzidas por Marc Ferrez, em 1914, que também são referências neste projeto.
O artista paulistano lida com patrimônios arquitetônicos e paisagísticos da modernidade brasileira criando cruzamentos discretamente delirantes entre exuberância da natureza tropical e as linhas sóbrias da construção moderna; agora, em Aterro, desloca o diálogo com a arquitetura para a escala urbana. Não vemos pessoas nem edifícios nessas fotos, apenas a natureza projetada e construída sobre uma particular luz noturna.
Este jardim gigante que virou floresta, onde até mesmo a lua cheia é mimetizada por postes de luz gigantescos, escondidos pelas copas das árvores, aparece como epítome da construção do real, da natureza como simulacro.
Caio Reisewitz apresentou recentemente individuais em instituições internacionais de renome como o ICP – Internacional Center for Photography (Nova York, 2014), o Huis Marseille Museum voor Fotografie (Amsterdam, 2015) e a Maison Européenne de la Photographie (Paris, 2015). Ano passado, também em Paris, apresentou a individual Plantes, Pavillions et Pétrole [Plantas, Pavilhões e Petróleo]. Em 2007, foi selecionado para representar o Brasil na 51a Bienal de Veneza.
“Aterro”, individual de Caio Reisewitz.
Curadoria de Guilherme Wisnik.
Abertura: 03 de setembro, 12h – 20h
Em cartaz até 28 de outubro
Luciana Brito Galeria
Avenida Nove de Julho 5162 – São Paulo
Funcionamento: Ter a Sex de 10h às 19h
Sáb de 11h às 18h
Sábados em período de exposições de 10h às 15h
T: + 55 11 3842 0634
info@lucianabritogaleria.com.br