A 10ª edição da SP-Arte Foto 2016 começa na próxima semana

(São Paulo, SP)

A SP-Arte/Foto – Feira de Fotografia de São Paulo – chega a sua 10ª edição como o mais importante evento dedicado ao trabalho fotográfico no Brasil. Realizada anualmente em agosto, neste ano dos dias 24 à 28, mês da Fotografia, a Feira se consolidou como plataforma de intercâmbio cultural e artístico entre curadores, colecionadores, artistas, renomadas galerias e admiradores desse segmento das artes. Ao longo de cinco dias, no Shopping JK Iguatemi, a fotografia moderna e contemporânea ocupa posição central em debates, lançamentos e exposições que se expandem por toda a cidade de São Paulo.

A SP-Arte/Foto reúne em São Paulo uma notável seleção de galerias do contexto artístico nacional que trabalham a partir do suporte fotográfico: dos mais consagrados espaços da capital paulista a novos nomes de todo o Brasil, contemplando também editores de fotolivros, livros de artista e peças históricas.

Através de um panorama do que há de melhor nos cenários moderno e contemporâneo no Brasil e no mundo, a Feira posiciona a fotografia no centro do debate artístico e expande as fronteiras do segmento, destacando suas diferentes intersecções com linguagens como pintura, instalação, colagem e desenho.

Veja a lista completa de galerias participantes.

Criada em 2005, a SP-Arte – Feira Internacional de Arte de São Paulo – é um dos mais importantes eventos do mercado global de artes. Consagradas galerias brasileiras e estrangeiras se reúnem anualmente em abril para um encontro criativo entre colecionadores, profissionais e amantes da arte.

A partir de 2007, a Feira passa a realizar uma edição dedicada exclusivamente à Fotografia. Durante cinco dias do mês de agosto, o Shopping JK Iguatemi recebe uma seleção de expositores brasileiros que se dedicam a esse segmento das artes, além de editores, fotógrafos, curadores, colecionadores, críticos e admiradores em geral. Assim, a SP-Arte/Foto apresenta um panorama do circuito contemporâneo e se configura como importante plataforma de intercâmbio cultural e artístico.

A fotografia vem obtendo papel de destaque em bienais e feiras, e, cada vez mais, o fazer imagético se torna objeto do pensamento acadêmico. Para debater o assunto, a SP-Arte organiza, em parceria com a revista ARTE!Brasileiros, o ciclo Talks/Foto, no Lounge One do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Os encontros abordam tópicos como o colecionismo da fotografia, seu crescente protagonismo em acervos de importantes instituições de artes visuais, tendências de mercado e de linguagem e a avalanche iconográfica das redes sociais.

spfoto2016-

Talks
25 de Agosto
16h30 às 18h30

Tema do dia: O mecenas e o colecionador na fotografia contemporânea

Especialista em fotografia norte-americana, Jeff Rosenheim escreveu mais de 20 livros sobre fotógrafos como Diane Arbus, Robert Frank e Stephen Shore. Rosenheim foi curador da mostra itinerante Photography and the American Civil War, exibida no Met em 2013.

Brett Rogers é a diretora da The Photographers’ Gallery, de Londres — primeira da Inglaterra dedicada exclusivamente à fotografia. Antes de atuar na instituição, Rogers foi diretora de artes visuais do British Council.

Colecionador de fotografia brasileira e internacional, Joaquim Paiva também atua como fotógrafo. Seus trabalhos integram acervos de instituições como o Museu de Arte Moderna do Rio, o Museu de Arte de Brasília e o Museum of Fine Arts, em Houston, nos EUA.

26 de Agosto
16h30 às 18h30

Tema do dia: A imagem como provocadora do pensamento: prática, vigilância e fotojornalismo

Christopher Phillips é curador do ICP (International Center of Photography) em Nova York. Fundado em 1974, o ICP é uma instituição especializada em fotografia e cultura. Phillips é curador do ICP desde 2000, tendo organizado mostras de relevância como The Rise of the Picture Press (2002) e Caio Reisewitz (2014), além de exposições que investigam a fotografia asiática.

Diretor do Centre de la Photographie Genève, Joerg Bader é professor na Haute École d’Art, na França; também ministra disciplinas de teoria e História da Fotografia na Haute École d’Art et de Design, em Genebra; e de História das Mídias na Escola de Design Basel, na Suíça. O Centre de la Photographie Genève é um dos principais espaços dedicados à imagem na Europa.

Hélio Campos Mello é diretor de redação da Brasileiros Editora, trabalhou como fotógrafo, editor e diretor de fotografia nos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde e nas revistas Senhor, IstoÉ e Veja.

SP-Arte/Foto/2016
24 a 28 de agosto
Entrada gratuita

Horários:
Quarta, 24 de agosto (Preview para convidados)
Quinta e sexta, 25 a 26 de agosto: 15h–21h
Sábado, 27 de agosto: 14h–21h
Domingo, 28 de agosto: 14h–20h

Localização:
Shopping JK Iguatemi, 3º piso
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041
São Paulo, Brasil


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA