Prêmio PIPA entrevista artistas indicados ao PIPA 2016

Anualmente os artistas que participam do PIPA são convidados a gravar uma entrevista em vídeo com exclusividade para o Prêmio. Com elas conhecemos melhores os artistas, suas carreiras, idéias e motivações. As entrevistas são produzidas pela Matrioska Filmes. Esta semana divulgamos cinco novas entrevistas com Alexandre VoglerGustavo SperidiãoPaulo NazarethPedro Wirz Vanderlei Lopes.

Alexandre Vogler

Alexandre Vogler diz que “faz arte por uma história pessoal e não por uma necessidade do mundo” e conta de seu envolvimento com a arte desde a infância. O artista também fala sobre o seu trabalho “Block Letter” em que letras em blocos ficavam disponíveis na praia para que pessoas escrevessem e comenta sobre seu interesse em produções espontâneas.

Acesse a página de Alexandre Vogler para conhecer mais sobre sua obra, ver outros vídeos e imagens de trabalhos.

Gustavo Speridião

Gustavo Speridião fala de seus trabalhos que abrangem fotografia de abstração e geometria da cidade e sobre seu filme “Estudos superficiais” – em que explora situações da vida cotidiana através de um olhar atento a composições formais. O artista também comenta sobre seu processo de criação: “Eu penso a mesma coisa através de vários suportes e o processo acaba sendo meio aleatório, não tem uma disciplina”.

Acesse a página de Gustavo Speridião para conhecer mais sobre sua obra, ver outros vídeos e imagens de trabalhos.

Paulo Nazareth

Paulo Nazareth fala de seu trabalho em que vem registrando o que há de África no Brasil, começando pela cozinha de sua casa até o continente africano. O artista, que viajou por um ano de Minas a Miami, fez todo o percurso por terra, a pé ou com transporte, fotografando-se em diferentes pontos do trajeto.

Acesse a página de Paulo Nazareth para conhecer mais sobre sua obra, ver outros vídeos e imagens de trabalhos.

Pedro Wirz

Pedro Wirz fala de seu interesse nas relações entre as pessoas, como elas se comunicam e se relacionam em grupo. Wirz também comenta sobre sua atual exposição, baseada em cultura folclórica caipira, lendas e na mitologia do lugar onde cresceu, o Vale da Paraíba e explica que seu interesse é entender a relação das pessoas com essas lendas locais.

Acesse a página de Pedro Wirz para conhecer mais sobre sua obra, ver outros vídeos e imagens de trabalhos.

Vanderlei Lopes

Vanderlei Lopes fala sobre como seu trabalho interage com o conceito de escultura na medida em que ele lida com certas ideias de aparição, transitoriedade, transformação. O artista conta que está trabalhando com a ideia de monumento, o objetivo é construir uma fixação entre um objeto que está para inaugurar algo e esse algo inaugurado.

Acesse a página de Vanderlei Lopes para conhecer mais sobre sua obra, ver outros vídeos e imagens de trabalhos.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA