“Point of View” reúne trabalhos de dez artistas renomados de diferentes nacionalidades

(Sintra, Portugal)

A Parques de Sintra inaugurou dia 25 de maio a exposição “Point of View”, no Parque da Pena. A exposição coletiva, site specific, reúne dez artistas de diferentes nacionalidades, reconhecidos internacionalmente: Alberto Carneiro (Portugal), Alexandre Farto/Vhils (Portugal), Antonio Bokel (Brasil), Bosco Sodi (México), Gabriela Albergaria (Portugal), João Paulo Serafim (Portugal), NeSpoon (Polónia), Nils-Udo (Alemanha), Paulo Arraiano (Portugal) e Stuart Ian Frost (Reino Unido).

POV_agenda_800x381

O projeto assinala o bicentenário de D. Fernando II, o “rei-artista”, criador do Parque da Pena. A mostra quer enriquecer a experiência dos visitantes ao reavivar a relação entre Homem e Natureza, levando-os a “perderem-se” no Parque, suas diferentes perspetivas e “pontos de vista”. O nome “Point of View” advém, precisamente, da expressão francesa Point de Vue, utilizada na arquitetura paisagista, e que se relaciona com o conceito de perspetiva.

A exposição implica a criação de uma série de instalações específicas, estrategicamente criadas em diferentes pontos do Parque da Pena, para as quais são utilizados sobretudo materiais naturais que o próprio Parque oferece. Durante o ano em que estarão expostas, as obras não serão alvo de manutenção, uma vez que o amadurecimento natural de cada peça faz parte do conceito da exposição.

Esta exposição conta com direção artística de Paulo Arraiano e direção de projeto de Sofia Barros.

PARQUE DA PENA
O Parque e o Palácio da Pena, implantados na serra de Sintra e fruto do génio criativo de D. Fernando II, são o expoente máximo do Romantismo do século XIX em Portugal, com referências arquitetónicas de influência manuelina e mourisca.

O Palácio foi construído para ser observado de qualquer ponto do Parque, floresta e jardins luxuriantes com mais de quinhentas espécies arbóreas oriundas dos quatro cantos do mundo.

“Point of View”, coletiva com Alberto Carneiro, Alexandre Farto/Vhils, Antonio Bokel, Bosco Sodi, Gabriela Albergaria, João Paulo Serafim, NeSpoon, Nils-Udo, Paulo Arraiano e Stuart Ian Frost.
Abertura: 25 de maio de 2016
Em cartaz até 25 de maio de 2017

Parques de Sintra
Parque de Monserrate 2710-405 Sintra – Portugal
Funcionamento: 10h00 – 18h00, último bilhete 17h00
T: +351 21 923 73 00
info@parquesdesintra.pt



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA