Conheça mais dois artistas indicados ao PIPA 2016 em entrevistas inéditas

Anualmente os artistas que participam do PIPA são convidados a gravar uma entrevista em vídeo com exclusividade para o Prêmio. Com elas conhecemos melhores os artistas, suas carreiras, idéias e motivações. As entrevistas são produzidas pela Matrioska Filmes. Esta semana divulgamos uma nova entrevista com o artista Jaime Lauriano. e Carla Chaim.

Carla Chaim

Carla Chaim fala sobre a influência das aulas no curso de história da arte em seu trabalho. Ela questiona como o sujeito de hoje está inserido na sociedade, quais são seus limites tanto físicos como sociais. Para gravar as video performances passou a prestar mais atenção em gestos, ações e nas articulações do corpo. “Fazer desenhos onde a ação do corpo estava presente. É o corpo que perambula, que caminha sem destino, é uma ação sem utilidade. É um corpo que está respeitando os limites de onde ele está andando”, explica Chaim.

A artista explica que os vídeos são uma ação espontânea, como se no momento em que a câmera está gravando, a artista fosse flagrada fazendo alguma coisa por acaso. Além disso, Chaim, que trabalha em um ateliê coletivo em São Paulo, faz todo o processo sozinha: desde a concepção da ideia até a edição final.

Assista ao vídeo:

Acesse a página de Carla Chaim para conhecer mais sobre sua obra, ver outros vídeos e imagens de trabalhos.

 

Jaime Lauriano

Para Jaime Lauriano, a arte tem a peculiaridade de contar outras histórias e é através dela que o artista busca mostrar outra forma de contar uma mesma história. Em um de seus trabalhos, Lauriano utiliza a umbanda para refazer os quatro primeiros mapas brasileiros e evidenciar que a construção do Brasil é feita através da violência da deportação de povos africanos para trabalhar como escravos no país. Além disso, explica a importância das parcerias para produzir seus trabalhos e conta sobre uma de suas obras em que convidou pessoas que fazem tecelaria manual para confeccionar bandeiras do Brasil para compor quadros.

Anualmente os artistas que participam do PIPA são convidados a gravar uma entrevista em vídeo com exclusividade para o Prêmio. Com elas conhecemos melhor os artistas, suas carreiras, idéias e motivações. As entrevistas são gravadas por Skype e produzidas pela Matrioska Filmes.

Assista ao vídeo:

Acesse a página de Jaime Lauriano para conhecer mais sobre sua obra, ver outros vídeos e imagens de trabalhos.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA