Conheça os artistas indicados ao PIPA 2016 em entrevistas exclusivas

Anualmente os artistas que participam do PIPA são convidados a gravar uma entrevista em vídeo com exclusividade para o Prêmio. Com elas conhecemos melhores os artistas, suas carreiras, idéias e motivações. As entrevistas são produzidas pela Matrioska Filmes. Esta semana divulgamos três novas entrevistas, com Alexandre Mury, Bruno Moreschi e Guilherme Peters.

Alexandre Mury

O artista dedica-se tanto à recriação de obras preexistentes quanto a representações sem referencial fixo de figuras que compõem o imaginário cultural. Assim seu trabalho dialoga, ao mesmo tempo estreito e libérrimo, com a história da arte.

Dominando todo o processo de elaboração: do figurino, à cenografia aos modos de incidência da câmera, ele alcança a sua própria maneira de inserção na cena contemporânea, em especial entre os artistas que tomam a própria imagem como elemento maior de criação.

“Tudo que eu faço é fotografia? Eu não sei, acho que sou mais escultor do que fotografo. Não me vejo como um fotógrafo, mas a linguagem da fotografia é muito importante”, conta o artista. O trabalho de Mury começou como uma brincadeira, quando o até então publicitário postou releituras de grandes obras em sua página no facebook.

Assista ao vídeo:

Acesse a página de Alexandre Mury. para conhecer mais sobre sua obra, ver outros vídeos e imagens de trabalhos.

Bruno Moreschi

Em conversa com Bruno Moreschi, o artista conta sobre a série “Independência ou Morte”, inspirada no clássico de Pedro Américo, que produziu junto com pintores de rua de São Paulo. Moreschi, que está em residência em Helsínquia, Finlândia, enquanto faz doutorado, fala sobre seu interesse por museus históricos. Ao explorar as áreas comuns do museu e deixar de lado a parte expositiva, o artista quer propor novas experiências, novas formas de visitar de modo a desestruturar a narrativa inicial do local.

Assista ao vídeo:

Acesse a página de Bruno Moreschi para conhecer mais sobre sua obra, ver outros vídeos e imagens de trabalhos.

Guilherme Peters

Conversamos com Guilherme Peters que gravou a entrevista vestido de sans-culottes, um dos primeiros grupos de guerrilha urbana de que se tem registro, surgido durante a Revolução Francesa.

Neste vídeo, Peters fala de política, história, cultura e arte. Explica como trouxe o skate para dentro do campo artístico e mostra trechos de alguns de seus trabalhos em vídeo.

Assista ao vídeo:

Acesse a página de Guilherme Peters para conhecer mais sobre sua obra, ver outros vídeos e imagens de trabalhos.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA