(São Paulo, SP)
A galeria Blau Projects recebe, entre os dias 5 de abril e 7 de maio, a mostra individual “Ficções Sensoriais”, da artista Maria Lynch.
No dia 2 de abril, sábado, acontece a abertura da exposição Ficções Sensoriais, da artista brasileira Maria Lynch, na galeria Blau Projects. A artista carioca que atualmente vive em Nova Iorque apresenta cerca de 30 obras inéditas, entre instalações, pinturas, desenhos, vídeos e performances. Na abertura da exposição, Lynch realiza uma performance, em que um mágico a faz aparecer e desaparecer do espaço expositivo.
A artista, que há quatro anos não realiza uma individual em São Paulo, apresenta sua mais nova produção, dentre elas uma escultura de grandes proporções, do tamanho natural do seu próprio corpo, que ficará na entrada da galeria. “Tem muitas questões a serem pensadas, desde a projeção de uma mulher idealizada até referências do que penso sobre as mulheres”, conta Lynch.
“Meu trabalho sempre teve esse âmbito, sempre tratou sobre a minha existência”, afirma. Maria apresenta algumas telas com seu nome escrito, acompanhado de frases de pensamentos inspirados em filósofos como o francês Gilles Deleuze (“a existência se faz a cada instante”), com letras inspiradas numa estética dos anos 1980. “Perdi o pudor e estou buscando fazer uma metalinguagem e uma ironia com o conceito do que é ser artista e do seu nome se tornar uma obra de arte”, informa.
Nesta exposição, a questão sensorial se torna mais presente em sua obra. São duas salas, uma delas com caixas sensoriais onde o espectador coloca as mãos e sente texturas diferentes. Nesta sala, também podem ser vistas suas já conhecidas pinturas, todas de sua mais recente safra. “Comecei essa pesquisa sensorial numa residência em Los Angeles e estou desenvolvendo esse trabalho novo”, conta Maria. Uma das salas sensoriais da galeria será fechada, com o espectador podendo entrar sozinho durante três minutos para ter uma experiência solitária e sensitiva. “As pessoas precisarão se desnudar para experienciar isso”, conta, com ar de mistério, a artista.
“Ficções sensoriais”, individual de Maria Lynch
Abertura: 5 de abril
Em cartaz até 7 de maio
Blau Projects
Rua Fradique Coutinho, 1464 Fundos – Vila Madalena
Funcionamento: De terça a sábado das 11h às 19h
t: +55 11 3467 8819