(Rio de Janeiro, RJ)
O Centro Oduvaldo Vianna/Castelinho do Flamengo recebe, do dia 18 de março até 8 de maio, a mostra “Projeto#P”, coletiva com Marcelo Jácome e Fabia Schnoor.
A ocupação artística Projeto#P reúne trabalhos de 8 artistas visuais brasileiros e estrangeiros no Centro Oduvaldo Vianna / Castelinho do Flamengo, entre 18 de março e 8 maio e foi contemplada com o edital Viva o Talento, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. A mostra também é resultado da primeira edição da residência artística Échangeur22, que aconteceu durante o mês de julho de 2015, em Saint-Laurent-Les-Arbres, vilarejo tombado, próximo a Avignon, na França. Concebida pela artista visual Marie-Cécile de Beyssac, a residência busca promover a produção contemporânea e as trocas entre artistas franceses, brasileiros e japoneses.
A ideia central que orienta os artistas consiste em “ocupar” ou “se apropriar” do espaço do Castelinho, com projetos de caráter experimental e buscando valorizar elementos presentes na arquitetura do edifício. Ao mesmo tempo, a coletiva apresentará ao público carioca parte do material produzido na França, pesquisas que lançam mão de linguagens diversas: objetos, desenhos, fotografias, vídeo, instalações, performances.
A presença do sopro do vento Mistral, a luz amarelo-alaranjada do verão escaldante da Provence, a vegetação, as pedreiras da região, de onde se extrai um pigmento amarelo ocre único, e, ainda, o contexto particularmente intenso da cidade de Avignon – que em julho acolhe um dos maiores festivais de teatro do planeta – foram alguns dos elementos analisados pelos oito residentes do Échangeur22.
“Embora a residência não estabeleça um recorte curatorial específico (além do fato de os trabalhos serem realizados in situ, valorizando o belíssima construção do século XVI que os hospeda), correspondências, ligações, afinidades e trocas ocorreram, inevitavelmente, durante o período de coabitação. A noção de espacialidade (física, geográfica, afetiva, subjetiva…) tornou-se elemento corrente nas discussões com os artistas. Além das práticas individuais em ateliê, naturalmente surgiram alguns rituais, como sessões diárias de apresentação de portfolio, projeções de filmes, refeições compartilhadas e ações coletivas nos arredores da residência. Assim, foi possível estabelecer três eixos conceituais que permitem alinhar as oito poéticas em três grupos”, explica Fabiana de Moraes, curadora associada à residência.
O estudo da luz e das cores e as relações destes dois elementos com níveis de intensidade do vento tornaram-se fundamentais para a concepção das obras de Anne Leigniel (França), Marcelo Jácome (Brasil) e Takashi Nakajima (Japão). A introspecção, as questões afetivas (memória e apagamento, narrativas de família e a passagem do tempo), assim que a implicação do corpo do artista durante o processo de criação determinam as propostas de Dani Soter (Brasil), Fábia Schnoor (Brasil) e Marie-Cécile Conilh de Beyssac (França). O objeto e sua relação com o espaço, em simbiose ou em contraste com a arquitetura ou com a natureza, guiam as investigações de Flavie Lebrun-Taugourdeau (França) e Valerio Ricci Montani (Itália-Brasil).
A ocupação do Castelinho do Flamengo torna-se, assim, “prolongamento” ou “segundo momento” do processo iniciado há alguns meses, na França.
Participam da mostra: Anne Leignel, Dani Soter, Fábia Schnoor, Valerio Ricci Moldani, Marcelo Jácome, Marie-Cécile Conilh de Beyssac e Flavie Lebrun-Taugourdeau.
“Projeto#P”, coletiva com Anne Leignel, Dani Soter, Fábia Schnoor, Valerio Ricci Moldani, Marcelo Jácome, Marie-Cécile Conilh de Beyssac e Flavie Lebrun-Taugourdeau.
Acompanhamento curatorial de Fabiana de Moraes e Viviana Birolli
Abertura: 18 de março
Em cartaz até 8 de maio
Centro Oduvaldo Vianna/Castelinho do Flamengo
Praia do Flamengo, 158
Funcionamento: De terça a domingo, de 10h às 18h
t: +55 21 2205-0655
castelinho.flamengo@gmail.com