Arjan Martins é indicado ao Prêmio PIPA pela 4ª vez

Arjan Martins é natural do Rio de Janeiro, RJ, nascido em 1960. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ. Foi indicado ao Prêmio PIPA em 2010, 2011, 2014 e 2016.

Sobre seu trabalho, o curador do MAM-Rio e crítico de arte Fernando Cocchiarale, comentou:

“Os desenhos de Argentino Mauro, o Arjan, nascem no próprio ato da execução. Entretanto não decorrem de procedimentos aleatórios cuja finalização seria casual ou sem qualquer identidade. Seu conjunto possui uma evidente autoria já que não só de um ponto de vista do processo de produção, quanto da temática, estas imagens possuem traços em comum.

O claro diálogo entre os trabalhos de Arjan funda-se, pois, no próprio processo criativo. Argentino integra a legião de artistas cuja obra é concebida não como o resultado de um projeto (isto é da antecipação dos resultados finais da obra antes de sua efetiva execução), mas da expressão das pulsões e tensões do seu universo interior ao longo do processo de feitura do trabalho. Nesse sentido não seria equivocado vinculá-lo, desde que ressalvadas certas condições, à genealogia expressionista.”

Em 2011 o artista gravou uma entrevista exclusiva para o PIPA. Relembre:

Para saber mais sobre Arjan Martins, sua carreira e obra e ver mais imagens de seus trabalhos, acesse a página do artista.

Veja a lista completa com os nomes dos artistas indicados ao PIPA 2016 divulgados até o momento.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA