(Rio de Janeiro, RJ)
Depois de cinco edições de sucesso em São Paulo, a Mostra 3M de Arte Digital chega ao Rio de Janeiro pela primeira vez, ocupando o primeiro andar da Fundição Progresso. Com curadoria de Claudia Giannetti, essa edição traz o tema “WhatsAppropriation – A arte de revisitar a arte”.
Reinterpretação, recriação, remake, apropriação, releitura, recontextualização, citação, inspiração e homenagem são estratégias e linguagens adotadas por artistas contemporâneos para refletir sobre obras de arte ou propostas de representação visual de outros artistas do passado.
22 artistas nacionais e internacionais vão dialogar com obras de pintores dos últimos cinco séculos, entre elas, telas famosas como “A liberdade guiando o povo”, de Delacroix; “O Nascimento de Venus”, de Botticelli; ou pinturas de Edward Hopper, Frans Post, Guignard, entre outros.
Entre os artistas convidados estão os brasileiros Vik Muniz, Nelson Leirner, Cao Guimarães, Felipe Cama, Carlos Fadon e Marcelo Coelho. O time de estrangeiros conta com o desbravador Bill Viola, a videoartista americana Martha Rosler, a portuguesa Patricia Reis, a turca Sükran Moral, a alemã Ulrike Rosenbach, a espanhola Cristina Lucas, o israeli Ori Gersht, a dupla italiana Eva e Franco Mattes, o mexicano Guillermo Gómez-Peña, os argentinos Nicola Costantino e Marcos Lopez e o performático holandês Max Zorn. Destacam, ademais, cineastas como o austríaco Gustav Deutsch, o polonês Lech Majewski e Humberto Mauro.
Durante a Mostra, serão exibidas 3 sessões de cinema gratuitas.
2 longas dos diretores Gustav Deutsch e Lech Majewski que participam da exposição VI Mostra 3M de Arte Digital com obras criadas a partir desses filmes.
Shirley – Visões da Realidade
Visions of Reality
Diretor: Gustav Deutsch
2013, DCP, Cor, 93 min
*inglês sem legenda
Uma homenagem à pintura do artista norte-americano Edward Hopper, o filme retrata os Estados Unidos dos anos 1930 a 1960. Uma impressionante reconstrução de 13 cenas inspiradas nos quadros de Hopper, que descreve o contexto social, político e cultural através do olhar da personagem feminina, Shirley. Ela, uma mulher atrativa, carismática, comprometida e emancipada, não aceita a realidade do seu contexto e quer mudar o curso da história. Uma obra única, de beleza formal deslumbrante, verdadeiro encontro do cinema e da pintura.
O Moinho e a Cruz
The Mill and The Cross
Diretor: Lech Majewski
2010, Digital, Cor, 97 min.
*legenda em português
Um filme arrebatador, inspirado da pintura épica do grande artista flamengo Pieter Bruegel, “A procissão para o Calvário”, de 1654. No filme, Rutger Hauer representa Bruegel, Michael York vive um colecionador de arte amigo do pintor e Charlotte Rampling é a inspiração para a Virgem Maria. Produzido com tecnologia vanguardista e minunciosa, que permite criar uma interconexão entre o quadro, os atores e a estória. Elogiado pelo jornal The New York Time como “uma recriação sofisticada e inspiradora”, e pelo New York Post como um filme “indescritível, que tem que ser visto para ser apreciado”, pela experiência de imersão no possível enredo detrás da pintura.
20/outubro (terça-feira) 18h30 – Shirley
22/outubro (quinta-feira) 18h30 – O Moinho e a Cruz
23/outubro (sexta-feira) 18h30 – Shirley
Mostra 3M de Arte Digital, com Cao Guimarães e Felipe Cama
Curadoria de Claudia Giannetti
Em cartaz até 25 de outubro
Entrada franca
Fundição Progresso
Rua dos Arcos 24, Lapa
Visitação: segunda a domingo, das 10h às 18h
T: +55 21 2220-5070