Daniel de Paula apresenta trabalhos dando continuidade ao projeto de galeria paulista

(São Paulo, SP)

Dando continuidade ao projeto SITU, a Galeria Leme apresenta o segundo site-specific, curado por Bruno de Almeida, dando continuidade a uma pesquisa mais ampla sobre formas de pensar e discutir a produção do espaço (urbano) através de um diálogo entre arte, arquitetura e cidade.

SITU convida o artista Daniel de Paula a conceber uma obra que se relacione simultaneamente com o edifício da galeria e com o espaço público contíguo, e resulte de uma reflexão tanto sobre a história da edificação como do contexto urbano, entendido como matriz físico-social mais ampla.

1913433_824205620965947_4998969645246348017_o

O projeto de Daniel de Paula articula estas escalas distintas, numa instalação que reúne inúmeros testemunhos de rocha resultantes de sondagens geotécnicas; processos de perfuração para a exploração e reconhecimento do subsolo, utilizado na engenharia civil para a obtenção de dados geológicos necessários ao dimensionamento e definição do tipo de fundações que servirão de base para a construção.

Estes testemunhos são compostos por camadas rochosas sedimentadas ao longo de milénios, formando uma espécie de linha de tempo que se estende desde a atualidade até a períodos anteriores à história da humanidade.

O artista coleta amostras provenientes de sondagens executadas para obras públicas de mobilidade urbana no Estado de São Paulo, como por exemplo, obras do Metrô e do Rodoanel. Estes grandes eixos de deslocamento são verdadeiros vetores de estruturação urbana, indutores de uma expansão territorial exponencial e fatores determinantes para a formação do preço da terra e dos arranjos dos usos do solo nas cidades.

Ao tornar o espaço externo da galeria num ponto de reunião destes testemunhos, provenientes de vários pontos da região metropolitana de São Paulo, o artista contrapõe o tempo geológico de formação gradual da crosta terrestre, ao tempo de construção e expansão das cidades. Fazendo conviver duas percepções divergentes de solo, uma pautada pelo seu valor simbólico e outra instituída por um valor de troca e negociação.

“SITU”, projeto da Galeria Leme
Curadoria de Bruno de Almeida
Abertura: 16 de julho, às 19h
Em cartaz até 29 de agosto

Galeria Leme
Av. Valdemar Ferreira, 130
Funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 19h e sábados da 10h às 17h
T.: 55 11 30938184
info@galerialeme.com


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA