Últimos dias | “Entretempo”, mostra individual de Washington Silvera

(Curitiba, PR)

Washington Silvera está em cartaz na Ybakatu Espaço de Arte, com a exposição “Entretempo” onde o artista apresenta obras que foram feitas num período de três anos.

Um exemplo são os parafusos da série “Fábulas”, que ganharam novas aberturas plásticas. Os “Objetos Acústicos”, obras que chamaram bastante atenção do público no SP Arte 2013 e 2015 também estão presentes na mostra. Silvera apresenta ainda 3 obras inéditas em madeira, uma de suas marcas, e o público tem a oportunidade de ver a instalação “Objeto/Moldura/Mar”, uma humorada releitura das clássicas “marinhas”. No total são 10 obras que mostram o percurso recente deste artista curitibano.

Sobre o artista:
A obra de Washington Silvera é toda ela dedicada à elaboração destes objetos mágicos. Porém, ao contrário de Duchamp (e apesar da sua óbvia influência), Washington opera com objetos substancialmente alterados. São alterações em termos de material, dimensão, disposição espacial, construção; suas obras tomam objetos conhecidos, como mesas, raquetes de pingue-pongue, martelos, e os transformam em objetos “estranhados”: ainda que os reconheçamos como tal, há algo de substancialmente errado com eles. Destes objetos, podemos dizer: “é um serrote”, “é um martelo” − mas são coisas defeituosas, inutilizadas por aquilo mesmo que as define: o serrote serve para serrar madeira, mas ele mesmo é feito de madeira; o martelo é curvo e só pode martelar a si mesmo.

O interessante é que o procedimento de Washington faz com que o objeto seja ao mesmo tempo o próprio objeto e a sua representação: o martelo não deixa de ser um martelo, mas também é uma “escultura” de um martelo. E talvez por isso mesmo o artista não se considere um escultor. Ele é um fabricante de objetos, simplesmente; mas de objetos que são vítimas da magia: objetos enfeitiçados.

“Entretempo”, mostra individual de Washington Silvera
Em cartaz até 7 de agosto

Ybakatu Espaço de Arte
Rua Francisco Rocha, 62 lj.6
T.: +55 41 3264-4752
ybakatu@ybakatu.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA