Últimos dias | “Assalto”, mostra individual de Matheus Rocha Pitta

(Rio de Janeiro, RJ)

A Athena Contemporânea realiza a “Assalto”, primeira mostra individual de Matheus Rocha Pitta na galeria. A série é inédita no Brasil e foi produzida para Bienal de Taipei de 2014.

59thirdassault

Em “Assalto”, Matheus nos apresenta um grupo de onze lajes nas quais o artista “emparedou’ imagens de jornal onde pessoas e multidões ergueram ou estenderam as mãos. A estas cenas se combinam fragmentos extraídos de anúncios publicitários que duplicam e isolam cada um esses gestos individualmente.

Como de costume, começo a observar atentamente e as ambiguidades me assaltam: o gesto de mãos ao alto é feito por quem é surpreendido, pelo assaltado, mas diante das Lajes de Matheus tal certeza vacila. As imagens que ele escolhe não nos permite identificar precisamente a quem tais assaltos se endereçam. Se elas, as imagens, retratam os assaltados, onde está quem os protagoniza? Fora do enquadramento, o assaltante é posto, fantasmagoricamente, entre nós.

Assim o que nos assalta, o que nos surpreende é nos reconhecermos numa tripla posição. A de testemunhas, a de suspeitos de termos cometido o assalto (pois, o assaltante, estando como um possível entre nós, torna-se um dos nossos) e, por úiltimo a de assaltados; assaltados por essas imagens de manifestações políticas, religiosas, festivas e pelas ambiguidades que o trabalho nos faz reconhecer. O “Assalto” de Matheus fala de uma oscilação de posições e dos discursos políticos, religiosos e publicitários. Discursos e posições as e nas quais somos, simultaneamente, incluídos e excluídos – seja qual for o grau da nossa capacidade (auto)crítica para perceber isto.

“Assalto” é mais um grupo daqueles exercícios críticos que Matheus realiza cotidianamente para afirmar sua atenção às imagens e aos gestos, às suas repetições sintomáticas e ao tributo que pagam à velha e eficiente iconografia cristão, hoje tão autorreferente e útil quano antes, em fazer circular as formas mais “avançadas” de capitalismo e firmar seus domínios.

texto de Lais Myrrha

“Assalto”, mostra individual de Matheus Rocha Pitta
Em cartaz até 1º de agosto

Athena Contemporânea
Av. Atlântica, 4240/210 e 211 – Copacabana
Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados de meio-dia às 18h
+55 21 2513 0703 / +55 21 2523 3954
contato@athenacontemporanea.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA