Últimos dias | “A Mão Negativa”, exposição com cerca de 50 obras de 38 artistas

(Rio de Janeiro, RJ)

A EAV Parque Lage realiza a exposição “A mão negativa”, com curadoria de Bernardo José de Souza. projeto integra o programa Curador Visitante, com cerca de cinquenta obras de 38 artistas brasileiros e estrangeiros que ocuparão diversos espaços da EAV Parque Lage – Palacete, Cavalariças, Torre, Gruta, Lavanderia dos Escravos, e a área verde, como o Lago dos Patos – com esculturas, objetos, vídeos, videoinstalações, fotografias e performances.

“A Mão Negativa” abrangerá ainda uma conversa aberta ao público com Bernardo José de Souza e a diretora da EAV Parque Lage, Lisette Lagnado, no próximo dia 23 de junho, e sessões especiais do Cine Lage, nos dias 26 de junho e 31 de julho, com exibição de vídeos dos artistas Cyprien Gaillard e Dominique Gonzalez-Foerster, e do filme “Orpheus” (1950), de Jean Cocteau.

a_mao

Bernardo José de Souza conta que a exposição, “largamente inspirada na ficção-científica”, “pensa o espaço do Parque Lage como uma espécie de sítio arqueológico explorado por distintas civilizações no futuro distante, após a população local haver abandonado o Rio de Janeiro devido às tórridas temperaturas e a uma grande onda que deixou a cidade parcialmente submersa no ano de 2074”.

“Os visitantes do Parque Lage – desempenhando o papel de exploradores do futuro – irão deparar com os vestígios de civilizações pregressas: esculturas, imagens, arquiteturas e ruínas carregadas de alto teor icônico, impregnadas de simbolismo”. Ele ressalta que as obras, em sua maioria, não usam linguagem verbal ou escrita: “são essencialmente visuais, que causam um embate quase físico e fenomenológico com o espectador”. “Me agrada muito a ideia de que o visitante do Parque vem também para passear, para apreciar a beleza da natureza e das arquiteturas existentes no Palacete e nas outras construções, e vai descobrir espontaneamente obras que estarão espalhadas em todos esses lugares, como se elas quase que brotassem da natureza e do espaço”, diz. “Espero que o público se relacione com essas obras de uma maneira natural, ou ainda reagindo a elas, positiva ou negativamente, achando-as belas ou medonhas, mas que gere algum tipo de estranhamento, de um certo deslocamento de contexto”.

Ele ressalta, entretanto, que o conjunto de obras selecionadas não trata objetivamente de ficção científica, mas “sinaliza um mundo em transformação, onde o corpo e as formas reconhecíveis, quer na natureza ou mesmo no universo da cultura material, sofrem alguma espécie de abalo, mutação, tanto em seu organismo como em sua estrutura ou arquitetura”.

Na próxima quinta-feira, 30 de julho, uma performance de Igor Gaviole e uma palestra com Rodrigo Nunes ocuparão diferentes espaços da Escola.
Gaviole apresentará “A morte de Antares”, 2015, uma palestra-poemação em que o artista falará sobre um suposto acontecimento na constelação de Escorpião, problematizando a anunciação do fato e compartilhando alguns outros pensamentos suscitados pela questão.
Rodrigo Nunes, professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, apresenta a palestra “Exoperspectiva e Xenoperspectiva: Ficção Científica como Pensamento”. A ciência, a especulação metafísica e a ficção científica têm uma função em comum: o descentramento de nossa perspectiva do universo, pelo qual devemos entender ao mesmo tempo uma modificação de nossa perspectiva e um questionamento dos seus privilégios como representação. Propondo variações de tempo, espaço e escala, a ficção científica estabelece um jogo complexo entre endo, exo e xenoperspectiva que, no presente, é impossível de deixar relacionar ao desafio de pensar uma nova era geológica, o Antropoceno.

Na sexta-feira, 31 de julho, uma sessão do Cine Lage ocupará o Pátio da EAV. Curtas de Luiz Roque e Dominique Gonzales-Forester serão exibidos a partir das 20h, seguidos por uma conversa com Luiz Roque e Bernardo José de Souza.

Artistas participantes:
Avalanche, Barrão, Cinthia Marcelle, Cristiano Lenhardt, Erika Verzutti, Fancy Violence, Leo Felipe, Leticia Ramos, Luciana Brites, Luiz Roque, Maurício Ianês, Michel Zózimo, Rafael RG, Ricardo Castro, Tiago Rivaldo, Vera Chaves Barcellos, Stefan Panhans, Daniel Steegmann Mangrané, Sara Ramo, Audrey Cottin, Cyprien Gaillard, Dominique Gonzalez Foerster, Pablo Pijnappel, Marguerite Duras, Jean Cocteau, Tomaso de Luca, Elena Narbutaite, Gintaras Didziapetris, Susana Guardado

“A Mão Negativa”, mostra coletiva com Cinthia Marcelle, Cristiano Lenhardt, Leticia Ramos, Maurício Ianês, Rafael RG, Rodolpho Parigi, Daniel Steegmann Mangrané e Sara Ramo
Curadoria de Bernardo José de Souza
Em cartaz até 6 de agosto

EAV Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ – CEP 22.461-000
eav@eav.rj.gov.br
Tel 21 3257.1800
Fax 21 3257.1822



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA