Mostra de Iole de Freitas com obras inéditas acontecerá simultaneamente com exposição no MAM-Rio

(Rio de Janeiro, RJ)

Em sua segunda individual na galeria Silva Cintra + Box 4, Iole de Freitas apresenta sete esculturas inéditas feitas com chapas de aço inoxidável. Das sete esculturas, seis são de parede e uma grande peça de chão que ficará no centro da galeria. Essa exposição acontece simultaneamente com a mostra “O peso de cada um” onde a artista ocupa o Espaço Monumental do MAM-Rio com quatro esculturas de grande escala. Esses dois eventos marcam a comemoração pelos 70 anos de Iole.

Iole de Freitas

A artista, que trabalha sempre com a relação entre espaço e arquitetura, desta vez inaugura um novo momento em sua obra. No lugar das torções em estruturas de policarbonato, agora são as chapas de aço, um material bem mais resistente e sem cor, que propõe um novo desafio ao raciocínio do trabalho. Questões como reflexo e opacidade ganham um novo sentido nas esculturas em aço.

Fazendo um retrospecto recente na carreira de Iole, podemos perceber que o atual trabalho ainda traz questões que foram exploradas nas obras da Documenta de Kassel, Fundação Iberê Camargo e mais recentemente na mostra “Pra que servem as paredes dos Museus” na Casa Daros, embora agora as “paredes” tenham entrado de fato no trabalho.

Outro desafio encontrado por Iole foi ter que trabalhar ao mesmo tempo com este novo material em escalas diferentes. Para a mostra do MAM, como as obras são enormes, a relação entre o espaço do museu e o público funciona de uma maneira completamente oposta à escala da galeria. Segundo a artista foi preciso muito cuidado e vários testes para que as obras não virassem “joinhas” e tivessem, apesar da escala menor, o mesmo domínio do espaço que alcança em suas esculturas monumentais.

Mostra individual de Iole de Freitas
Abertura: 6 de agosto
Em cartaz até 3 de setembro

Silva Cintra + Box 4
Rua das Acácias, 104 – Gávea
Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados do meio dia às 18h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA