Gaio Matos | Nova entrevista com artista indicado ao PIPA 2015

Indicado ao PIPA pela primeira vez este ano, Gaio Matos concedeu uma entrevista exclusiva na qual relata que, após ter desistido do curso de engenharia (mesmo estando muito próximo de sua conclusão) para estudar artes plásticas, sua experiência com engenharia, arquitetura e urbanismo estão muito presentes no seu trabalho. “A gente tem sempre a percepção de que os espaços, a arquitetura e as cidades, são instancias estáveis, enraizadas. Depois a gente começa a perceber que o espaço também muda.”

No vídeo, Matos nos conta também sobre do programa de residência artística do qual participou recentemente em regiões próximas ao rio São Francisco: “Essas cidades que foram completamente alagadas, milhares de famílias tiveram que ser relocadas e tiveram que levar com elas toda essa relação com o espaço e com a memória. Como se ao mesmo tempo que você apaga as cidades você não consegue apagar a memória, e é esse espaço que as pessoas levam.”

Assista à entrevista:

Para saber mais sobre Gaio Matos, ver imagens de suas obras, outros vídeos e informações sobre sua carreira, Matrioska Filmes.

Para assistir aos outros vídeos e conhecer mais sobre os artistas indicados nesta edição, acesse a página dos vídeos de 2015.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA