Assista às novas entrevistas exclusivas do PIPA e conheça melhor os artistas indicados

Esta semana divulgamos quatro entrevistas exclusivas do Prêmio. Conversamos com Ana Mazzei (São Paulo, SP, 1980), Fábio Magalhães (Tanque Novo, BA, 1982), Gaio Matos (Salvador, BA, 1971), Luiz Braga (Belém, PA, 1956), Raquel Versieux (Belo Horizonte, MG, 1984) e Rodrigo Braga (Manaus, AM, 1976).

Assista às entrevistas:
(clique no nome do/a artista para visitar sua respectiva página, ver imagens de suas obras e saber mais sobre sua carreira)

Ana Mazzei

Indicada ao PIPA 2014 e 2015, Mazzei conta agora como foi a produção de “Speech about the site”, mostra que realizou na Itália, e fala sobre a obra “Garabandal”, que é o nome de uma vila no interior da Espanha onde há relatos de episódios de mulheres caindo em êxtase religioso ao terem contato com a imagem da Nossa Senhora.

Assista ao vídeo:


Fábio Magalhães


Neste vídeo o artista fala da relação do seu trabalho com a fotografia e de como seu universo particular está representado em sua obra. Em um trecho, Magalhães comenta: “Eu acho que o pincel acaba sendo um prolongamento do braço, e acaba tendo uma conexão entre a obra e o autor.”

Assista ao vídeo:


Gaio Matos


Indicado ao PIPA pela primeira vez este ano, Matos relata que, após ter desistido do curso de engenharia (mesmo estando muito próximo de sua conclusão) para estudar artes plásticas, sua experiência com engenharia, arquitetura e urbanismo estão muito presentes no seu trabalho e conta sobre do programa de residência artística do qual participou recentemente em regiões próximas ao rio São Francisco.

Assista à entrevista:


Luiz Braga


Braga foi membro do Comitê de Indicação na primeira edição do PIPA, em 2010. Este ano volta como artista indicado. Nesta entrevista, o artista – que mora em Belém, no Pará e costuma fotografar pelas pequenas cidades vizinhas – fala de como se relaciona com a fotografia, de seus personagens, da necessidade de uma cumplicidade e de qual é o tipo do fotografia em que acredita.

Assista ao vídeo:


Raquel Versieux


Indicada ao PIPA pela primeira vez este ano, neste vídeo Versieux conta de onde surgiu o interesse para realizar um trabalho em que reproduziu caixas d’água, fala de um “personagem que percebe o mundo”, conta sobre seu processo de trabalho: “tenho, ao longo do meu processo, o interesse por formas orgânicas em oposição as formas inorgânicas”.

Assista ao vídeo:


Rodrigo Braga


Indicado ao PIPA em 2011, 2014 e 2015, finalista e vencedor do PIPA Voto Popular Exposição em 2012, Braga mostra trechos da obra “Da natureza passional” (2014), vídeo gravado na mata do Rio de Janeiro, fala de como seu processo de criação depende da observação, “de andanças, de olhares, de sentimentos sobre o lugar”, e de como levar essa experiência para espaços de contato com o público.

Assista ao vídeo:

Anualmente os artistas que participam do PIPA são convidados a gravar uma entrevista em vídeo com exclusividade para o Prêmio. Com elas conhecemos melhor os artistas, suas carreiras, ideias e motivações. As entrevistas são produzidas pela Matrioska Filmes.

Para assistir aos outros vídeos e conhecer mais sobre os artistas indicados nesta edição, acesse a página dos vídeos de 2015.


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA