(São Paulo, SP)
A Oca do Parque Ibirapuera realiza até dia 5 de julho uma mostra gratuita e interativa. “Reverta – arte e sustentabilidade” propõe a reflexão da reciclagem do lixo, por meio da arte, ciência e tecnologia. Na exposição, o lixo é questionado. Será que o que se vê como lixo é, de fato, lixo? Qual o caminho sustentável de embalagens ou outro materiais que descartamos?
A exposição “Reverta – arte e Sustentabilidade” propõe um olhar transformador sobre o que passa despercebido em nosso dia a dia. Se, por um lado, a parte científica nos ampara com informações técnicas sobre reciclagem e o ciclo de vida dos produtos, o percurso artístico lança mão da capacidade de reinaugurar objetos do cotidiano por meio da arte. Trata-se de trabalhos que encontram um novo lugar para aquilo que, supostamente, não teria mais espaço no mundo. Assim podem ser vistas esculturas, instalações, vídeos e fotografias que abrem o percurso artístico no primeiro pavimento. A imaterialidade das novas mídias também integra esta área com criações de web arte e game design que evidenciam a relação direta entre consumo, nível socioeconômico, produção industrial e a pegada residual de cada um. Criações em quadrinhos ironizam os hábitos e exageros que acabam por lançar incertezas quanto ao futuro da nossa sociedade.
O segundo pavimento reúne trabalhos que se inspiram no poder de criação e transformação da natureza. Características como simplicidade e liberdade estão presentes nesse espaço, com referências ao modo de vida indígena e ao hippie, movimento de contracultura dos anos 1960 no qual a preocupação com questões ambientais começam a ser propagadas. As obras apresentadas funcionam individualmente, ao mesmo tempo em que podem ser compreendidas numa relação de interconexão, o que acaba por acrescentar uma nova camada de possibilidades à experiência do visitante. De certo modo, o percurso da exposição se encerra com um convite para que as pessoas se enxerguem como parte de um sistema complexo, dependente de um bem-estar comum e da harmonia entre nós e o meio em que vivemos.
A exposição reúne infográficos, games e obras de artistas como André Dahmer, Andrei Thomaz, Brigida Baltar, Gisela Mota e Leandro Lima, Gregg Seagal, Guto Lacaz, Hector Zamora, Jac Leirner, Lenora de Barros, Loud Noises, Lucia Koch, Marcos Prado, Mariana Manhães, Marilá Dardot, Maurício de Sousa e OPAVIVARÁ!.
“Reverta – arte e sustentabilidade”, com Gisela Motta e Leandro Lima, Hector Zamora, Lenora de Barros, Lucia Koch, Mariana Manhães, Marilá Dardot e OPAVIVARÁ!
Em cartaz até 5 de julho
Oca do Parque Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h