(Belo Horizonte, MG)
Premiado pela Funarte, Luiz Hermano apresenta nova individual “Volta ao Mundo: O Apanhador de Grãos”. A exposição inédita reúne 70 obras do artista até junho na Funarte MG.
“Volta ao Mundo: O Apanhador de Grãos” é uma exposição individual inédita e reúne um conjunto de 70 obras, entre desenhos, gravuras, pinturas, objetos, fotografias, instalações e esculturas, realizado pelo artista cearense Luiz Hermano. O recorte de obras apresentadas evidencia o percurso criativo de 35 anos de trabalho do artista, desde seus primeiros desenhos até as esculturas de hoje, e exige a exploração da percepção visual, auditiva, além do uso dos demais sentidos e da capacidade de estabelecer relações. Para Luiz, “o fazer artístico está incorporado no ser que transpira sua própria obra”. Ele transmite às obras sua experiência pelas viagens ao redor do mundo, conhecendo novas civilizações e o dia a dia dessas sociedades. São estas as questões que estão na sua poética.
Hermano borda com arame, fio de cobre e usa pedras coloridas, capacitores, resistores, utensílios de cozinha, brinquedos e uma infinidade de coisas e matérias que pesquisa e adquire nos comércios e feiras do mundo afora. “Tudo pode se tornar parte das suas insólitas, engraçadas e estranhas engenhocas. Fazem parte do mundo encantado e sensorial em que habita o artista a cosmologia do que o cerca trazida da memória vivida no interior do Ceará e que transborda em suas esculturas e instalações. É esta memória a sua matéria artística mais preciosa que, por suas mãos, transforma-se em uma espécie de “poeira cósmica” que se espalha pelo espaço da exposição em formas disformes, em “bordados” que brilham, em desenhos de sonhos”, explica o curador Ricardo Resende. “Imaginar é a faculdade que está na base de toda a sua obra. Uma peça dá caminho para outra ou forma uma família de trabalhos, que também pode desencadear em outra série de esculturas. Luiz Hermano transita de um material a outro fazendo, tecendo, amarrando, amassando, ajuntando. É o fazer artístico que nasce antes nas próprias mãos do artista”, completa.
Volta ao Mundo: O Apanhador de Grãos, individual de Luiz Hermano
Curadoria de Ricardo Resende
Em cartaz até 28 de junho
Entrada franca
Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro
T: +55 31 3213-3084 | +55 31 3213-7112
funartemg@funarte.gov.br