(Nova York, EUA)
A Residency Unlimited realizará uma conversa sobre “Practices as an intersection in a Fragile Environment” [“Práticas como uma interseção em um Ambiente Frágil”] hoje, 26 de maio, a partir das 18h.
“Practices as an intersection in a Fragile Environment” é um projeto curatorial em andamento de Claudio Zecchi que tem como ponto de partida o frágil e precário espaço a ser descoberto na relação entre artes e o espaço público.
Não é mais uma novidade para artistas, curadores e instituições o olhar para espaços públicos como a etapa principal de suas pesquisas e ações, mas os que Zecchi observa revisitam dinâmicas firmemente consolidadas. A situação de hibridização clara emergiu com a suposta politização da arte e a estetização política que, como Boris Groys argumenta, delineia a fragilidade do mundo artístico, como seu impacto estético pode ser neutralizado em favor de um impacto imediato de cunho sociopolítico.
Esta terceira discussão, moderada por Zecchi, invetiga esses problemas de perspectivas diferentes, não obstante convergentes, através da montagem de uma situação de debate ampliado entre artistas, curadores, instituições e o público. A discussão focará no papel da instituição, sua responsabilidade social e práticas com os convidados Marco Antonini, Angelo Bellobono, Joy Glidden e Sebastien Sanz de Santamaria.
Qual o papel das instituições? As artes interdisciplinar e pós-disciplinar continuam a ter um grande impacto nas práticas artística, curatorial e institucionais. Seguindo esses caminhos traçados por artistas, o papel da instituição toma múltiplas identidades. Como uma estimulante plataforma pública para troca e desenvolvimento de novas relações de produção e conhecimento, ou como depósitos, o caso mais frequente para mecanismos mais conservadores.
Artistas convidados fornecerão exemplos de metodologias alternativas e colaborativas que favorecem relações horizontais, reciprocidade e uma abordagem inclusiva em questão de engajamento público e diálogo.
Conversa na RU: “Practices as an intersection in a Fragile Environment #3”
Terça-feira, 26 de maio, a partir das 18h
Evento gratuito e aberto ao público
Residency Unlimited
360 Court Street
Brooklyn, 11231
New York