(Paris, França)
Maison Européenne de la Photographie recebe até 14 de junho a mostra “Des Peintures comme des Photographies”, de Luiz Mauro. O conjunto de obras apresentado vem sendo desenvolvido desde o início de 2012.
O conjunto de obras apresentado vem sendo desenvolvido desde o início de 2012, retratando ateliês de diversos artistas representativos da história da arte mundial, desde o surgimento da fotografia, durante o impressionismo no século XIX, abarcando diversos períodos, até a arte contemporânea. A mostra conta com um catálogo com as 18 obras expostas. Luiz Mauro conta que sempre teve interesse pela história da arte e por alguns artistas em especial, mas que os ateliês são escolhidos pelo espaço e pela qualidade das imagens encontradas. “O ateliê é um ambiente que despertou meu olhar desde o início da minha trajetória no universo das artes visuais. Como passo a maior parte da minha vida dentro de um, fui levado, aos poucos, a torná-lo objeto das minhas investigações pictóricas, primeiro desenvolvendo trabalhos sobre ambientes imaginários, com fragmentos de alguns ateliês que tive e em seguida recriando espaços habitados por grandes nomes das artes mundiais”, conta ele.
Para a realização destes trabalhos, o artista fez um intenso trabalho de pesquisa, resgatando imagens em livros, catálogos e na internet. No entanto, ele não refaz as fotografias, mas sim as interpreta, recriando os ambientes sobre o papel, com várias camadas de nanquim, criando uma atmosfera densa, com áreas bem definidas de luzes e sombras, sempre trazendo-as para o campo da pintura. Cada desenho é uma obra e quando instalados no mesmo espaço se tornam outro trabalho e, com isso, estabelece um diálogo entre tempos e espaços diferentes.
“Des Peintures comme des Photographies”, individual de Luiz Mauro
Em cartaz até 14 de junho
Maison Européenne de la Photographie
5/7 Rue de Fourcy
Funcionamento: quarta a domingo, das 11h às 20h
T: + 33 1 44 78 75 00